.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

A Vida Nossa De Cada Dia


A vida nossa de cada dia



Todos nós temos uma responsabilidade imensa sobre nós mesmos.



A vida de cada pessoa tem o seu dono e é a maior aquisição que está sob a tutela de si mesmo. Às vezes gangorra, tem altos e baixos, muito mais baixos que altos, há momentos, chegamos pensar que vai despencar. São tantos superávits que imaginamos nos ver no vermelho. Porém, não podemos jamais nos negar fogo, é preciso que fiquemos sempre atentos para não embarrancar, não cair em alguma saia justa. A vida nos desafia, e nós desafiamos a vida, essa é a lei. Todo cuidado é pouco para não embarcar em canoa furada ir à falência. É melhor driblar a própria vida, abrir sindicância contra si mesmo até chutar a gol.



E uma forma de ser feliz...



Quando se reconhece que vale a pena viver apesar dos pesares, enfrenta-se todos os desafios. Não interessa a conta da luz e água que estão altas, o supermercado que fica com boa parte do salário, vestuário e calçado que nem sempre sai como desejávamos, não importa se a skay e o telefone estão sendo cobrados lá nas alturas, não importam as prestações. Brasileiro já se acostumou com o gingado, o estica daqui e dali. Importa mesmo é ser feliz porque crise teremos, de todos os tipos em todos os tempos.



Ser feliz é deixar de pensar que é vítima da sorte, dos problemas da vida. Para que pisar pedras se podemos caminhar pela areia? Por que se perder pelo deserto se pode-se viver num oásis?



Pensando assim, o melhor é pensar em Deus, lembrar que todas as manhãs Ele, em bondade Suprema opera milagre em nossa vida. Temos muito mais motivos para agradecer que ficar chorando pitangas. A vida está difícil para mim? Mas está difícil para todos. A vida não é só mar de rosas, não é tudo cor-de-rosa. Então, por que ter medo dos próprios sentimentos? Se hoje ouvimos um “não,” amanhã ouviremos um “sim.” Então, é nos mantermos seguros para quando recebermos alguma crítica, por mais injusta que pareça. Não pensemos que viver é fácil, não é mesmo. Viver é uma arte que se vai aprendendo dia após dia.



Vai ficar ai apontando o erro do outro? O erro é dele, não é seu e nem meu. Assim, quem vai ter que se ajustar? Deixa o outro, o alheio no lugar dele. Se ele carrega seu fardo, todos nós temos um para carregar, e vamos algum dia ajustar as contas. Nossas contas já são altas demais para que fiquemos ligados às contas do alheio.



Assim, lentamente busquemos no passado tudo o que foi, analisemos o que poderia ter sido para que possamos entender o presente e prever o futuro. Muitas vezes a balança pende para onde não deveria, não seria o momento de rever valores? De uma coisa precisamos ter certeza, nunca podemos deixar perdidas as memórias do passado, para que o tempo não as arraste no mar do esquecimento - e para que a vida não esfrie o que não pode ser esfriado.



Um álbum de retratos, a vida nossa em cada dia, o passar a limpo o que é preciso, o não reclamar por tudo que nos chega – porque se chega é nossa, temos que pegar a bola e fazer a cesta, criar, recriar inventando, esticando, rindo do que é bom e do que é ruim, esperar dias melhores, sorrir, amar o mundo inteiro, ser amigo e ter amigos.



Se experimentar poetizar a vida tudo funciona.




Marta Peres

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home