.

domingo, 9 de setembro de 2012

Compra e Venda de Votos é Crime Eleitoral




Compra e Venda de Votos é Crime Eleitoral

Estamos vendo pela TV o alerta quanto a compra e venda de votos. Em troca do voto, candidato oferece algum benefício ao eleitor ( cesta-básica, sapato, dentadura, consulta, emprego, veículo, imóvel, gasolina, etc.) - ou o Eleitor aceita a troca feita por um ou mais candidatos.

Quantos esperam levar vantagem por todos os lados!

Mas a compra ou venda de voto, ficando provada, o candidato poderá ser punido com multa de até cinqüenta mil reais e ainda por cima a cassação da candidatura. Esta é a Lei de número 9.840, de 28 de setembro de 1999. 

Você, eleitor, que espera ganhar algo em troca do seu voto, tome cuidado, a Justiça Eleitoral está atenta. Se for oferecido, prometido, solicitado ou recebido, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem para dar o voto é crime. Um delito que poderá levar o eleitor e o político ganancioso e corrupto, a quatro anos de prisão. Porém, ainda existe o pagamento da multa.

Quem espera lucrar corre o risco de se ferrar.

Sabe-se também, que quando inicia realmente a campanha, ( em nossa cidade, a campanha realmente inicia-se nos últimos quinze dias que antecedem as eleições ) – começa-se o transar de venda e compra. E o eleitor já está atento desde antes para saber quem paga mais.

É vergonhoso o que se ouve pela cidade, eleitores espreitando, esperando pelo derrame de dinheiro. Será que vai haver mesmo? Estão dizendo que os partidos vão derramar dinheiro em Patrocínio. Nos dias de hoje, será que os candidatos teem tanto dinheiro para o derrame? Este, “suposto” numerário a ser derramado, não fará falta às suas famílias?  

Porém, eleitores sonham com a casa própria, com material de construção, saco de cimento, muro, pilhas de tijolos, areia, móvel para sua casa, caixa de cerveja, festa e local para a mesma, até ouve-se falar em transporte no dia da eleição. Será que no dia das eleições o transporte coletivo vai tirar o dia para descanso?

Precisamos de seriedade senhores candidatos, que não usem a miséria da população para promessas eleitoreiras, prometem mundos e fundos, depois...não podem cumprir. Vereador não pode prometer que fará, como faz o prefeito, porque vereador não governa. Cada vez mais o nível abaixa. Estão confundindo as estações e não merecem a confiança do eleitor.

E tudo isto para se garantirem quanto ao salário por quatro anos. E do trabalho, não falam? Certos candidatos ao cargo de vereador, em presença do que deveria ser Seu Candidato a Prefeito age de um modo, longe, é de dar tristeza...

E o eleitor a espera da oferta, quem dá mais? Ou vão mesmo vender a todos?

Depois do voto vendido senhor eleitor, serão quatro anos para o senhor chorar pitangas e sem direito a reclamar. A compra do voto não vai garantir a todos acesso à saúde, educação, moradia, e emprego. Você eleitor, ganha a dentadura sonhada, mas abre mão de ter hospitais e postos de saúde, ( vai se lamuriar às portas do PS – vai chamar a imprensa ) ganha o sapato ou o tênis, mas não tem transporte público de qualidade.

Algumas promessas de campanha deveriam ser censuradas pelas cortes eleitorais, porque, induzem o eleitor menos esclarecido ao erro de achar que o seu voto é mera mercadoria. Os pobres vendem, vendem barato, vendem a preço de banana perdendo a oportunidade de conseguirem coisas melhores para toda população da cidade. Daí o voto cai na mais pura banalização, favorecendo aos candidatos mais abastados, prejudicando a democracia.

Não venda seu voto, você poderá levar gato por lebre.

Marta Peres

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home