.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Falando em Liberdade










Falando em Liberdade

Quando alguém não possui a sua própria liberdade, ela não consegue se desenvolver como pessoa – fato que todos estão cansados de ouvir e saber por ser causa de tantas desavenças, discórdias levando á quebra das boas relações  – poucos conseguem entender e colocar em prática.

Porque pessoas são privadas da sua liberdade?

Há uma castração por parte de muitos. Sabemos que o homem é um ser livre com direito a se expressar, manifestar suas opiniões, ideias e pensamentos. Porque cada pessoa precisa ter o direito de se expressar, de ouvir diferentes pontos de vista sobre quaisquer temas incluindo religiosos e políticos, para então tomar suas próprias decisões por si mesmo. Ninguém pode tomar decisão por outra pessoa muito menos obrigar que se tome a decisão que achar conveniente para a pessoa. O que é bom para o A pode não ser bom para o B. Pessoa alguma pode ser privada de sua liberdade, salvo se não estiver em seu juízo perfeito.

Quantas pessoas acreditam-se livres no trato com outrem e o fazem como se fossem donos, senhores, e o fazem de modo grosseiro.

Contudo, para que tanta arrogância? Alguns usam da prepotência, gritos, brigas, e olhe que vivemos em um país democrático, portanto, não deveria existir censuras nem fronteiras e a  pessoa precisaria pautar da boa Educação. Como tudo seria melhor e diferente! Não haveria  mistérios, a vida fluindo como realmente deveria ser. Porque a liberdade de cada pessoa é essencial para uma vida plenamente satisfatória. A liberdade de se expressar, a liberdade de pensamento e de ação são fundamentais e é direito de todos, não é preciso travar batalha, digladiar para sentir-se livre nem  se impor. Afinal, “a liberdade de uma pessoa acaba onde inicia a do outro”. Porque tantas prisões em vida!


Pessoa alguma pode sentir-se impedida de pensar e agir de acordo com seu pensamento, com também, não pode sentir-se obrigada agir e pensar com ideias diferentes das suas. O pensamento seu é só seu e do outro é dele. Quem suportaria viver a vida aceitando imposições? Não seria grande mal estar se ver obrigada a se submeter, ser castrado em seus sentimentos? Você conseguiria viver subjugado uma vida inteira? Você conseguiria viver não sendo o dono de sua vontade, de suas ações? Cada um é dono absoluto de si mesmo.

Você já parou para pensar na possibilidade de vir a ter um pensamento correto e alguém obrigá-lo a mudar de opinião pensar de forma errada? Ninguém consegue viver sob jugo, imposições, coações, pressões – porque, quem vive assim deve travar batalha diariamente. Seria muito cansativo viver assim, não seria vida seria inferno.

No entanto, não devemos pensar em liberdade a ponto de fazermos o que der em nossa cabeça – “não faça com o outro aquilo que não deseja que o outro lhe faça”. É o princípio da ética. No mínimo, temos que ter ética em nossos atos e ações. Mesmo sendo livres a ética deve pautar nossa vida – o homem não é animal irracional. Agir com decência e racionalidade não seria o correto, o melhor?

Todavia, existe no mundo um padrão do o que é pensar da forma correta sobre todos os assuntos. Porém, nem todos pensam como deveria ser pensado, cada pessoa tem o seu modo de pensar e acredita também estar certo. Contudo, no mínimo é preciso pensar na forma pré-estabelecida pela sociedade – coisa de poucos. Então, encontramos a chamada liberdade de cada pessoa e que deve também ser respeitada - salvo represente alguma ameaça à si mesma e às pessoas que estão em sua volta - principalmente quando a questão é de comportamento pessoal às ideias sobre o que é certo e o que é errado diferem muito.

Se alguém segue padrões de comportamento estabelecido diferente dos tradicionais você se sentiria à vontade para julgar? Para rotular de anormal ou insano? Não seria injusto tomar posições sem conhecer e pensar bastante? Aliás, seria justo julgar?

Pois existem pessoas que vivem de modo diferente dos padrões ditados pela sociedade e são pessoas de bem, maravilhosas, amigas, companheiras, mais que muitos comportadinhos que seguem a lista pré-fixada para comportamento - depois, na calada, agem das piores formas possíveis, são canalhas, cara de pau, pessoas vil da pior espécie, apenas, usam máscara. No entanto, os “diferentes” muitos os consideram errados em seus atos e atitudes somente porque fogem dos padrões habituais. No entanto, é difícil estabelecer normas, costumes, valores para a sociedade como um todo, pois cada pessoa tem sua maneira de se comportar.

Todas as pessoas têm direito á liberdade de pensamento e de ação, apenas precisam saber usar essa liberdade para se tornarem respeitadas apesar das diferenças.

Marta Peres     

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home