.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Poeta Neneca Barbosa!






Sou Maria das Neves Pereira Barbosa, conhecida desde pequena por Neneca Barbosa. Um ser humano em evolução. Nasci aos vinte e seis de dezembro de um mil novecentos e quarenta e oito, na cidade de Riacho dos Cavalos, alto sertão paraibano, casada e mãe de quatro filhos, que são minhas pérolas. Tenho o segundo grau e fui professora do Ensino Fundamental. Atualmente resido em João Pessoa, com minha família. Sempre gostei de ler, mas o desabrochar com as letras só veio com a maturidade.

VOO DA POESIA

A poesia voa por sobre os ares
Assim como um cavalo alado
Viaja também além dos mares
Levando sempre seu legado.

Corre pelas belas campinas
Vales, montes e serranias
Como o balé das serpentinas
Dando ao Ser muitas alegrias.

Linguagem com toda magia
Penetra em cada coração
Plantando paz e harmonia
O poeta a entrega em sua mão.

Arte de expressar sentimentos
Usando muita liberdade
Na razão, nos pensamentos
Na beleza e sonoridade

É para os amantes a essência
Da bela rosa do jardim
É da alma do poeta a ciência
Da fragrância do alecrim.

Neneca Barbosa
João Pessoa, 23/05/09


MELODIA DOS PÁSSAROS

Pássaros que cantam
Doces melodias
Fazendo seus ninhos
Em plena alegria
Usando raminhos.

Saltitam nos galhos
Livres sem prisões
Tem a liberdade
Em seus corações
Que felicidade!

Deixam em minha alma
Belas vibrações
De carinho e amor
Sinto as emoções
Fluírem com vigor

Neneca Barbosa
João Pessoa, 22/05/09


ALEGRIA DE VIVER

Abrindo a porta da minha alma
A alegria nela se aconchega
Meu coração feliz sossega
Dando-me paz e muita calma.

Procuro sempre cultivá-la
No silêncio do próprio ser
E belos sentimentos ter
Para a harmonia alcançá-la

Encontro o contentamento
Em sintonia com o Criador
E me abasteço com Seu amor
Sentindo todo Seu acalento

A vida é jardim harmonioso
De belas flores coloridas
Pelas nossas mãos recolhidas
Num grande gesto venturoso.

Mesmo com as adversidades
Não perco jamais a esperança
De ter uma vida de bonança
Buscando na lida as verdades.

Viver na alegria da poesia
Sentir florir a inspiração
Deixar eclodir a emoção
Numa verdadeira alquimia.


Neneca Barbosa
João Pessoa, 17/05/09



BAILADO DO VENTO

O vento sopra suavemente
Como mensageiro do amor
Trazendo um ardente fulgor
Num bailado de ar imponente.

Com ele voa meus pensamentos
Em nuvens, como velhas folhas
Tentando acertar as escolhas
Que irei usar naqueles momentos.

Qual pássaro vôo pra as colinas
Assistindo toda beleza
As emoções com a sutileza
Do verdejante das campinas.

Busco descobrir a verdade
Escondida em minha consciência
Sendo parte da mesma essência
Da luz divina que me invade.

De repente bate a saudade
Trazida nas asas do vento
Aflorando meus sentimentos
De amor e de cumplicidade.

Neneca Barbosa
João Pessoa, 14/05/09




ALVORADA

Quando a chuva cai no sertão
Tudo transforma em alegria
Nos acordes da sinfonia
Alegrando meu coração

Com a chegada da alvorada
A manhã fica mais bonita
O vento a folhagem agita
Ouço o canto da passarada

O galo-campina é o primeiro
Com o seu trinar melodioso
Exuberante e tão garboso
Desfilando no abacateiro

Depois é a vez do bem-te-vi
Casaca de couro, concriz
O pintassilgo e a codorniz
O sabiá e a juriti

Lindas borboletas bailando
Por sobre as flores do jardim
Inicia-se um grão festim
Aos beija-flores encantando

As belezas do meu rincão
Pulsam forte dentro do peito
Sobre a grama verde me deito
Agradeço pela Criação


Neneca Barbosa
João Pessoa,05/05/09

Marcadores:

5 Comentários:

  • Marta, minha querida amiga!
    Quanta generosidade! Obrigada, mais uma vez, por postar em sua página os meus poemas.Que Jesus lhe abençôe!E que não lhe falte nunca a inspiração.
    Com todo meu carinho!
    Beijos em seu coração!

    Por Blogger Neneca Barbosa - Um ser humano em evolução!, às 2 de junho de 2009 às 07:27  

  • Graça e luz!

    Neneca, estimada e nobre poetisa, que felicidade marcante poder degustar mensagens profundaa.

    Simplesmente, sou grato ao Senhor Deus por conceder o privilégio de conhecê-la.

    Que preciosidade marcante! Os seus escritos grazinaram ao meu coração.

    Fantástico! Deus seja louvado!

    José Bonifácio

    Por Blogger josebonifacio, às 2 de junho de 2009 às 09:53  

  • Estimada amiga Neneca,Parabéns!
    Seus poemas são belos! Enche o coração e encanta a alma!
    Que Deus a abençoe!
    Essa sua inspiração brilha como raios de luz e amor.Amo seus escritos!
    Beijos poéticos

    Por Blogger hortencialopes, às 4 de junho de 2009 às 07:47  

  • MARTA, VC É IMPAR E ME FAZ MUITO FELIZ,É UMA HONRA ESTAR ENTRE OS TEUS POETAS.
    OBRIGADA .
    BJS DE LUZ NA ALMA
    AMARILIS

    Por Blogger AMARILIS PAZINI AIRES, às 10 de junho de 2009 às 15:01  

  • Olá Marta, mais uma vez visitando sua página e deliciando-me com tantas belas poesias. Parabéns tá tudo muito lindo por aquil. Beijo terno pra vc e demais poetas!!!

    Por Blogger Eriem Ferrara, às 13 de junho de 2009 às 16:47  

Postar um comentário

<< Home