.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Homenagem à Poeta Eloah Borda



Feliz Aniversário Eloah Borda






RECOMEÇO

Voltaste à minha vida
quando eu
já não queria mais amar,
me devolveste o sonho,
a esperança,
foste o meu recomeçar.

Voltaste a minha vida
como a brisa
de uma manhã de primavera,
soprando para longe
as densas nuvens
que toldavam o meu céu.

E, rompendo o véu
da noite escura
da minha solidão,
vieste como um sol,
enchendo de luz e de calor,
meu então frio
e indiferente coração.

E no teu amor redescobri
a alegria de viver
- és o meu despertar,
meu renascer!

Eloah Borda






PARA UM AMOR DO PASSADO...

Libertar-me deste amor,
tentei, eu juro.
Esquecer...
Ah! Como eu quis esquecer

o gosto do teu beijo,
o calor do teu abraço!
Para fugir de ti,
fiz todas as loucuras,
os mais estranhos caminhos percorri,
levando-te, no entanto,
sempre e sempre,
dentro de mim
- não sei se como um bálsamo,
ou se como o pior de todos os castigos!...

(Eloah Borda)





Saudades da Infância!

Minha saudade tem manhãs douradas,
com um sol bem grande, ainda sonolento,
se espreguiçando lá no horizonte
e já sorrindo para um novo dia;
tem passarada lá no arvoredo
belos gorjeios ao amanhecer!

Minha saudade tem gosto de manga,

cor de pitanga, cheiro de araçá,
de pão caseiro, de café com leite,
pipoca doce, bolo de fubá...

Minha saudade tem olhar perdido
num céu de nuvens brancas de algodão
a desenharem estranhas figuras
a deslizarem pela amplidão...

Minha saudade tem dias cinzentos,
tamborilar de chuva no telhado,
cheiro gostoso de terra molhada,
bolo de chuva, rosto na vidraça
na inquieta espera da volta do sol,
para poder brincar nas poças d’água,
- jogar barquinhos feitos de jornais,
e ouvir o alvoroço dos pardais....

Minha saudade tem campos floridos
tem pés brincando na água da sanga
ou saltitando entre o milharal
- tem sol poente lindo de morrer,
lanche gostoso ao anoitecer...

Minha saudade tem cama fofinha,
lindas histórias, toque de carinho,
de mãos de mãe... Tem beijo de boa noite
de “dorme bem, amor, Deus te abençoe,
e que te guarde o Anjo Protetor”
na voz mais doce que alguém pode ouvir
- e esta é a mais bela e a maior saudade
que há de me acompanhar à eternidade.

(Eloah Borda)










Monotonia

Os dias passam... lentos... sempre iguais...
nem bons, nem maus. – iguais - monotonia...
a mesma espera, inútil e vazia
- e por que ainda espero, nem sei mais...


Talvez, o rebrotar da poesia,
em meu gretado chão de desencantos,
pra que eu transforme, em versos, meus quebrantos,
podendo, assim, sair desta apatia...

E que, outra vez, a vida me sorria,
me encante a chuva e o sol de cada dia,
e voltem pássaros aos meus beirais;

e que este nada que me dói no peito,
ceda lugar a um coração refeito,
e que a tristeza não me encontre mais...

(Eloah Borda)











 

























CAMINHANDO SÓ

Pelas calçadas, caminhando só,
vejo passar por mim, a multidão:
são tantos rostos, tantos, que se vão!
- E eu continuo caminhando só...

Quantas histórias em um dia só,
no anonimato dessa multidão,
pelas calçadas passam, e se vão,
enquanto eu, vou caminhando só!...

E para esses rostos que se vão,
eu hei de ser, também, um rosto só,
um rosto a mais em meio à multidão.

Só mais um rosto, amor, um rosto só,
a procurar o teu, na multidão,
em meio à qual, vou caminhando só...

Eloah Borda




Meu segredo

Quisera dar-te amado meu, todo este amor,
que trago em mim, não sei se flor ou se punhal,
só sei que te amo, pra meu bem ou pra meu mal
e a esse amor me entrego inteira e sem temor.


Se estou a sofrer? Sim, eu estou – bendita dor
que me faz plena, me faz viva, passional
- que importa o espinho pra quem tem um roseiral -
se me completo, e me refaço nesse amor?

O meu espinho?... A minha dor?... É o meu segredo,
que anseio tanto te contar, mas tenho medo,
que isso transforme em dor maior a inspiração;

que tu rejeites meu amor, e o belo sonho,
que vive e pulsa nos sonetos que componho,
se desvaneça dentro do meu coração.

(Eloah Borda)
















DELIBERAÇÃO

Eu quero vida, eu quero sol, paz e harmonia;
eu quero flores, quero risos, quero cores,
porque é assim que eu sou – chega de desamores -
já me cansei desse tom gris nostalgia!

Quero cantar o amor, o sonho, a fantasia,
e com meu canto exorcizar mágoas e dores,
feliz voar, alçar-me aos céus dos sonhadores,
nas asas mágicas de minha poesia!

E tão somente ser feliz! Sorrir pra vida!
E amar de novo, só se for correspondida,
por quem comprove o meu afeto merecer...

Que me magoem, nunca mais permitirei,
e a um outro alguém, não mais eu condicionarei,
meu bem estar, minha alegria de viver!

Eloah Borda







VEM

Dá-me tuas mãos... assim... vem, por favor,
deixa que eu te aconchegue no meu peito,
esquece os teus problemas, neste leito,
entre nos dois somente cabe o amor!

O que te aflige, seja lá o que for,
deixa pra lá... amanhã dá-se um jeito...
Olha a janela... esse luar foi feito
pra iluminar uma noite de amor!

Vem, meu querido, este quarto agora,
é o nosso mundo, e nada mais importa,
além de nós e esse luar lá fora!

Vem... eu sou tua... toma-me em teus braços
- esquece o mundo além daquela porta,
e acalma, no meu corpo, os teus cansaços.

Eloah Borda









Viagem...

Ao toque mágico
de tuas mãos,
plena de amor,
me torno flor,

e nos teus braços
desabrocho paixão,
resplandeço chama,
te levo às estrelas,
me faço poema,
me escrevo em teu corpo,
adormeço paz...

Eloah Borda




Nossa Música

A nossa música... faz tanto tempo...
mas lembro ainda, como se hoje fosse
- nós dois, a música, o luar, o sonho,
e eu, tão feliz, envolta nos teus braços!...

À nossa volta, o mundo eclipsou-se,
parou o tempo... a vida era só nossa,
éramos nós, o amor, e a canção,
que ficaria, pra sempre, gravada
na minha alma e no meu coração.

Depois, de mim, a vida te levou,
e o mundo continuou no seu girar,
indiferente à dor de tua ausência...

Os sonhos, desfizeram-se no tempo.
as noites de luar... melancolia...
o nosso amor, uma saudade infinda!

Mas nossa música, eu a trago ainda,
aconchegada no meu coração,
como a mais doce e bela melodia,
que há de ser sempre, amor, nossa canção!

Eloah Borda







Soneto de Amor Somente...

Te amo, na paz de um calmo sol poente,
na lúdica alegria dos cantares;
te amo na realidade e nos sonhares

e todo dia a cada sol nascente.

Te amo ao clarão da lua refulgente,
e na cumplicidade dos olhares;
no brilho das estrelas milenares
e te amo porque te amo, tão somente!

E este amor, que é tão belo, e faz completa,
tanto a mulher que sou, quanto a poeta,
por ti nasceu, amor, é todo teu!

É nosso sonho, é nossa realidade,
confiança, troca, reciprocidade
- porque sou tua, amor, e sei que és meu!

Eloah Borda






Nosso Amor

Eu te amo tanto, meu amor, mas tanto,
com o encanto de um amor primeiro,
mas que bem sei, é o último, porquanto,
meu coração, tomaste-o por inteiro!


Um coração que pulsa no meu peito
mas sinto, amor, que já não é mais meu
porque o reconquistaste de um tal jeito
que mesmo estando em mim, é todo teu!

E a esse amor que é meu, é teu, é nosso,
me entrego por inteiro, corpo e alma
pois nele me renovo, me refaço
- é bálsamo, é vida, é chama, é calma...

- amor que a vida sufocou outrora,
mas que revive, e ainda mais forte, agora!

Eloah Borda









*ORIGENS*


Em minhas células trago átomos de estrelas,
em minha alma, a vastidão dos céus,
e no meu peito um coração que pulsa
em consonância com o universo,
feito os pulsares nos confins do cosmo.

Sonho galáxias, quasares, nebulosas,
como se foram meu distante lar
- e olho saudosa os céus, buscando origens...

Quem sabe um dia, ao se cumprir meu prazo
de existência neste tempo-espaço,
em energia, transformada em átomos,
retorne, enfim, ao TODO a que pertenço,
- talvez à própria estrela de onde vim.

Eloah Borda






HOJES

Nós caminhamos apressados
pela estrada do tempo,
arrastando a bagagem dos ontens,
com os olhos postados
na esperança dos amanhãs,
e só quando já é muito tarde,
percebemos
que os ontens e os amanhãs
são feitos de hojes,
os hojes
que esquecemos de viver...

Eloah Borda





PALAVRAS...

Palavras de amor... de carinho...
palavras de solidariedade...
palavras de compaixão,
de incentivo!...
Palavras de ternura... de confiança...
de paz...
Quantos sentimentos
elas podem traduzir!
- Mas também podem dizer nada...
Pois se não vierem
acompanhadas de atitude,
serão somente palavras...
... vazias...

Eloah Borda 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COMO QUISIERA…

Como quisiera, amor, poder decirte
que yo te quiero aún más que en el pasado,
que en ese tiempo nunca te he olvidado,
y cuanto te busqué sin encontrarte!


Como quisiera, amor, borrar el tiempo,
que puso hilos de plata en mis cabellos,
arrullarme en tus brazos, y entre ellos,
mirar tu rostro y te decir “Te amo”!

Pero lo sé, mi amor, todo ha cambiado,
tu diosa se quedó en el pasado,
quizá tan solo viva en tus recuerdos…

Así, debo callarme, vida mía,
guardarte con cariño en mi poesía
y abrir el corazón solo en mis versos…

(Eloah Borda)
 
 
 
 
 
 
 

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home