.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Feliz Aniversário Marçal Filho!



Abraço

Pensei em um presente para você.
Nada pude encontrar por mais que
meu coração tentasse, pensei,
procurei, vasculhei dentro do mar,
removi nuvens abrindo os céus,
nada, pedi ajuda aos passarinhos,
olhei dentro dos seus ninhos, nada
me passou pela cabeça. Queria algo
diferente, grande, algo que deixasse
você contente, feliz, olhei no jardim
vi rosas e jasmins, então decidi:
chego até sua casa sem carregar
algum pacote, minhas mãos vieram
vazias porém cheias de calor,
apertar as suas permitirá que nossas
energias sejam trocadas e estando
livres posso lhe dar o mais terno abraço,
neste dia que comemora seu aniversário!
Feliz Aniversário!

Marta Peres


Feliz Aniversário Marçal!





É Pedra e é Poeta

Lá na cidade da poesia nasceu Marçal,
seus versos encantam as gerais e ferro
é ferro e será, ferro mineiro das gerais.
Ô menino bom, menino da minas gerais.

Cidade da pedra que brilha, pedra, ferro,
poeta, amigo. Ô poeta que brilha, e vem
vem das gerais. E tem minério de ferro
tem poesia, tem pedra que brilha, tem Marçal!

Ô menino bom, menino das minas gerais.
E lá na Vila de Itabira do Mato Dentro - Itabira,
tem Drumond, tem Marçal, tem poesia girando
no ar, espargindo perfume nas Minas Gerais.

Ô menino bom, menino das minas gerias.
Da terra onde bandeirantes para lá foram
em busca de ouro, brilha a pedra e é pedra
de minas e é ferro e é amigo e é Poeta Marçal!

Marta Peres




Paisagem

Caminhar inquieto
sobre as montanhas,
pisando pedras caminho
minha terra! Sabiá

cantando na imensidão
das matas, pássaros livres
no céu, sol encontro
nos caminhos! E o ar

enche os pulmões, livre!
Boêmio como vento deixo
o pensamento voar, inquietos
os olhos enxergam poeira!

Deus, seguro a bandeira,
palavra que aflora nos lábios,
destino! Que será da humanidade?
E pedras fazem sangrar os pés!

Paisagem pobre e feia
à frente, nem há o canto
do riacho, nem pássaros pousam
nos galhos, nem galhos mais há!

Marta Peres


Texto dedicado ao Poeta Mineiro Marçal Filho!
Marçal vem desenvolvendo um trabalho
sobre preservação da natureza.

Minas me viu nascer

Minas onde canta amores,
tem perpétua, tem saudade,
tem jardim cheio de flores,
tem procissão com andores!

Minas das matas verdes,
tem ferro e tem ouro,
diamantes e ametisatas
tem poetas e artistas!

Minas das alterosas,
da água pura e cristalina,
dos causos e contos de amores,
da sua luz cheia de olores!

Berço do Velho Chico,
na serra encantada de sonhos,
Canastra seu berço primeiro,
ninando o rio por inteiro.

E é Minas e é seresta dentro
das noites enluaradas, viola
e violão, cartola do artista
na mão, chora e canta

sua doce canção! E aqui
eu quero ficar, aqui eu quero
morrer, juro nunca lhe deixar,
pois Minas me viu nascer!

Marta Peres



DAS MINAS GERAIS

Houve um tempo
Que Minas enviava
Ouro dourado

Hoje das Gerais,
Chega-nos
Ouro humano

Houve um tempo
Que Minas encantava
Com esculturas barrocas

Hoje das Gerais
A sedução
Vem em versos.

Houve um tempo
Que Minas nos banhava
Com leite fresco

Hoje das Gerais
jorra
Mel em palavras.

Houve um tempo em Minas
Houve um tempo nas Gerais
Houve outros
Há Marçal.

Clau Assi
05/05/2009



Menino de Itabira

És poeta, de pensamentos abertos
que tocam minha alma
como mar em coreografias
cujas ondas se confundem
com o perfume de tuas rimas

Buscas pelo coração
averiguar cada passo dado
sem abster de conduzir o deslaço,
doando amor, proliferando verdades

Bendigo o tempo que te lapidou
na ternura do olhar
que envolveu minha alma
permitindo-me erguer nos raios de sol
ancoradouros de sonhos, luz e liberdade

(Dedico ao poeta Marçal Filho)
Conceição Bentes
05/05/09

A você meu poeta da mais linda Minas Gerais, meu respéito, amor e carinho eternos.
Sinto-me presenteada por Deus quando o colocou em meu caminho, com suas palavras bonitas, engraçadas, mostrando a pureza da sua alma de menino simples que cresceu na riqueza de suas verdades
Amo voce meu poeta
Parabens pelo dia de hoje e por ser quem és.

bjos da india Poti

Querido Marçal

Bom amigo , desses que entram em nossos corações e se acomodam fazendo dele sua casa.
Menino poeta mineiro,encantador, encantado!
Graciosidade, beleza, carisma, amizade...Marçal é gente boa, gente de verdade!
De coração em paz, de sentimentos em guerra que explodem em seus poemas...Batalhas do bem!
É meu amigo...hoje é seu aniversário!
Velinhas a mais no bolo, sopro mais comprido, pedidos mais concretos, cabelos mais brancos...Graças à Deus! Isso chama-se vida!
E eu vim aki comemorar contigo a sua vida, este tempo que Deus nos dá pra sermos felizes.E seja! Completamente feliz, ainda que a vida por oras, lhe pregue peças.É...a vida é uma moleca que vive a nos aprontar...Mas é cheia de graça e comporta-se melhor quando lhes puxamos a orelha!
Faça da vida uma festa,querido...e me convide pra dançar!Pois quero estar contigo nesta longa caminhada que é chamada destino.Lhe dou a minha amizade para lhe fazer companhia...é o meu presente a ti.Aliás, confesso, é uma das minhas melhores parte que lhe ofereço.
E vá fazer sua parte na sua história, que eu estarei aqui, aplaudindo-o de pé!

Parabéns!

Te amo!

Mell Glitter


Parabéns poeta Marçal

Poeta incansável, dedica-se ao prazer de fazer da poesia, uma arte que encanta a todos os que retiram dos seus textos os melhores motivos para viver bem e ser apaixonado pela vida.

Saúde e inspiração.

Selmo Vasconcellos
Porto Velho - Rondônia




Feliz niver, poeta!
"Versos para o poeta"
[Poema dedicado ao amigo poeta Marçal]



Todo poeta é um pássaro livre, tem vôos altos,
que navega na simplicidade dos sentimentos
falando dos sonhos que brotam na alma.

O poeta é assim,
diz lindos versos raros,
ele quer transformar fantasias em palavras,
transpor o imaginário.

Usa o misterioso universo do seu ser,
raios de letras vivas, de amores divididos,
e milhares de outros sonhos vividos.

Outrora as recordações transportam-no
para um momento vago,
um triste lamento, momentos do passado.

Mas para o poeta
tudo é visto de forma lírica,
tudo é amor, vida, poesia...

Até mesmo cantar uma homenagem para um amigo,
um poeta com o poder das palavras.
que cativa, inebria com versos lindos,
e tem o valor, o brilho, de uma jóia rara.

©KêniaBastos




Amigo poeta,
Celebro esta data tão importante em sua vida junto aos demais amigos.
Que Deus te abençoe, cubra de bênçãos e conquistas infinitas querido!
Sucesso, saúde , muita luz e muita coisa de Deus em sua vida, poeta!
São os desejos dessa sua amiga,
K.B.


Trovas para Marçal

Como todo bom mineiro
simpático e batalhador
coração hospitaleiro
Faz tudo com muito amor

Sensível e inteligente
talentoso sem igual
cativa o coração da gente
Este é o amigo Marçal

Hoje comemoramos
Mais um ano de vida
Alegres felicitamos
essa pessoa querida

Saúde, paz e harmonia
De coração desejamos
felicidades nesse dia
Marçal nós te amamos

Elevamos ao Senhor
Uma prece comovida
Que Ele o cubra de amor
Para que tenha muitos anos de vida

Zilda Costa


Marçal Querido, tudo que eu falar sobre você vai ser sempre
com emoção e carinho, levamos um bom tempo para chegarmos um
no outro e hoje se posso dizer que no virtual tenho um verdadeiro
amigo é porque tenho a sua amizade em primeiro lugar.
beijos
Felicidades sempre
Te amo!

Glorinha Gaivota


Poeta “das Gerais”

Suas letras dançam
e se fazem versos
transformando em poemas
sutis e leves como uma brisa.

Entre montanhas
essa mão de dedos ágeis
traz encanto pra poesia.

Em Itabira de Drummond
mais um poeta nasceu.
O poeta “das Gerais”!

Sandra Almeida



Das minas gerais chegou
O menino que encantou,
Nasceu em Itabira
o garoto que para os amigos
é hoje um poeta maior,
que canta, e encanta com seus versos
O brilha de seu trabalho poético,
e seu coração amigo Maçal Filho
foi por Deus abençoado, e prima por lealdade,
Que o sol e a lua neste estante derramem chuvas de brilho
Para sua felicidade, parabéns
E Feliz Aniversario meu amigo Maçal

Abraço Grande da amiga Dora Dimolitsas



Parabéns MARÇAL
Parabéns
não somente pelo dia de hoje
mas por mais uma etapa vencida
nesta sua jornada de vida
Parabéns
pelas conquistas e vitórias
pois fostes merecedor
de todas as suas glórias
com sua luta e determinação
Parabéns
pelas suas derrotas
pois perdestes lutando
e não se acovardando
Parabéns
pelos seus problemas
pois sem eles
jamais saborearias o prazer
de tê-los superados
Parabéns
pelo seu aniversário
Parabéns
pra você, Marçal
Parabéns
pra você, meu mestre
Parabéns pra você
meu sempre amado poeta

Gilberto Maha



Eu gosto muito desse mineirinho... Marçal é um cara, melhor, ele é o cara... Excelente poeta e caráter, todo mundo sabe que ele é, né?
Todavia, eu afirmo, ainda, que esse cara é muito generoso e ultra leal, pois quando percebe um amigo em apuros, ele entra mesmo de cabeça e se doa integralmente. Uma vez, essa danado me fez chorar, qundo falavamos ao telefone!
Marçal, meu irmão-ídolo, tenho verdadeira adoração por ti e, tô cá tb pro que der e vier, viu!
Mexeu com esse astro, mexeu comigo tb!
Rsss
Parabéns Marçal... Parabéns Claau... Parabéns a mim e a todos os amigos de Marçal!!!
Antônio José


Querido poeta e amigo,
Gostaria de lhe desejar uma infinidade de coisas boas.
Gostaria de lhe dar um abraço amigo,
Um beijo e um sorriso.
Quem sabe até uma brisa ou noite de luar, para seus versos encantar.
Mas sei que não precisa de mais nada, pois você por si só já se faz encantar.

Parabéns e felicidades!

Betânia Uchôa


Parabéns caro Marçal, hoje a poesia e nós , que te admiramos estamos em festa.

POETA DAS GERAIS

do utéro das minas preciosas;
brotam veios poéticos.
rimas valiosas;
do vate eclético.
senhor de metafóras.
mago dos vocábulos;
canta o rítmo das Gerais;
deixe que ele
voe até as montanhas;
se banhe no velho Chico;
nessa suave sanha;
verso belo, verso rico;
extrapola as fronteiras;
se lava no sangue poético
dos inconfidentes e bandeirantes.
Siga...
sempre para o cume,
sempre avante,
contamine este país,
leve adiante este talento,
como encantado lume,
clareie almas e cidades.
Silêncio....
passáros e estrelas...
rosas de Barbacena;
pedras de Diamantina.
ouçamos o poeta agora...

[gustavo drummond



Parabéns, Marçal, meu poeta conterrâneo.

Minas é toda mais bela
porque lá você existe,
seu verso emana da terra
do sentimento que insiste

em falar assim: sem manhas,
jeito mineiro de ser
poeta de entre montanhas
Marçal versa pra vencer

este dilúvio de idéias
vestidas de sentimentos
transformá-las em plebéias
se assim exige o momento.

Mas se o instante é de gala
e o rigor já se impuser,
surge o menestrel que fala
na exigência do mister.

Basilina Pereira



“Mestre menino das gerais”


Em Itabira de Drummond
Mais um poeta nasceu
Amigo e companheiro leal
De mãos dadas pela vida
Pelo mundo, onde a poesia
Por todos os quatro cantos do mundo
De onde vem e vai perfumando com rimas
Tem um dom de dizer coisas lindas
Com seus olhos de gigantes
Alma envolvente imaginária
Cheia de inspiração
Faz das poesias hoje sua estrada derradeira
O mestre menino das gerais.


(Dedico ao poeta Marçal Filho)
Kátia pérola
05/05/09


Parabéns amado amigo Marçal, hoje a poesia e nós, que te admiramos estamos em festa.




Minas Poesia
dedico a vc, grande poeta, esta poesia, de Lucina duarte.

minas posias, poetas mineiros,
grandes talentos e entre eles...
vc. grande poeta.

uma abraço.
feliz aniversário

leek steffens

minas poesias

Minas de encantos em flores
de saudade e poesia
Minas de grandes amores
paizagens com magia

Minas de ferro e do ouro
Diamantes e ametistas
Minas berço de poetas
Minas alma de artistas

Minas rica nas entranhas
Enfeitada de colinas
recortada de montanhas
de agua doce cristalina

Minas cenário de sonhos
tens um lindo céu azul
pássaros cantam a aurora
imigram de norte a sul

violão e seresteiros
nas noites de lua clara
um céu,mais de mil estrêlas
perfume de flor exala

jamais deixar-te ,jurei
nunca viver sem te amar
quero em teu solo morrer
para aqui ressuscitar.

Lucina M. Duarte




Homenagem ao meu amigo Marçal Filho:

Minas guarda um grande poeta.
Alguém que sabe mesmo emocionar...
Riquíssimo em bons sentimentos.
Capaz de a todos encantar.
Amigo para qualquer momento.
Limites para seu talento não há!

Felicidade é poder contar com alguém assim:
Inspirador, poético, amigo, enfim...
Literato e músico em busca de união.
Homem inteligente, talentoso e irmão.
O meu amigo tem o dom, é poesia em ação!


Georgea Fontes



Com tantos predicados, nada mais te falta...
Sinto-me honrada por te chamar AMIGO!
Feliz Aniversário!!


A Dois


Não nasci para o singular
meu caminhar é nada
venha ser meu par
assim terá sentido
minha estrada...

sem você
a canção será metade
com você
se completa o bem querer
e o caminho que parece
tão difícil
será fácil
na trajetória bem viver...

Marçal Filho
Itabira MG.

21 Comentários:

  • Falar do poeta Marçal Filho, é cantar Minas que amo tanto, é declamar o amor,ter a esperança num mundo melhor, é chorar de emoção e fazer a alma levitar
    Marçal, voce é o bem maior que Deus me deu
    te amo poeta e parabens eternamente

    um beijo da india

    Ceição, a Poti

    Por Blogger Conceição Bentes, às 5 de maio de 2009 às 14:01  

  • Que homenagem linda para esse poeta tão simpático, tão carismático!
    Ótimos poetas amigos ofereceram
    poemas pra você, Marçal. Nada mais merecido. Parabéns Martinha por essa iniciativa e muita felicidades
    poeta de Minas!
    Um grande beijo
    Aninha

    Por Blogger Aninha, às 5 de maio de 2009 às 17:30  

  • Nossa, será que terei palavras para definir este ícone da poesia nacioanal? Pois dize-lo somente mineiro é conte-lo no que é grande, imenso e tão talentosamente especial! Amu tu, Malçal... Este teu coração amigo, gentil e sempre solidário. Que dEus te abençoe grandemente!
    Tua amiga e fã.
    Marisa Rosa.

    Por Blogger *andorinharos@, às 5 de maio de 2009 às 17:40  

  • Parabens por esta linda homenagem,
    mais que merecida
    Alem de ser um poeta maravilhoso,uma amigo mais que querido,um privilégio te-lo como amigo..
    Parabens amigo querido pela homenagem e pelo seu niver

    Beijos da sua amiga Loivi

    Por Anonymous Anônimo, às 5 de maio de 2009 às 17:47  

  • Amigo Marçal
    Mais que merecida a homenagem. E um feliz aniversário.
    Muita paz e luz em seu caminho.
    abraços fraternos
    Graciela

    Por Blogger Unknown, às 5 de maio de 2009 às 18:39  

  • Homenagem ao meu amigo Marçal Filho:

    Minas guarda um grande poeta.
    Alguém que sabe mesmo emocionar...
    Riquíssimo em bons sentimentos.
    Capaz de a todos encantar.
    Amigo para qualquer momento.
    Limites para seu talento não há!

    Felicidade é poder contar com alguém assim:
    Inspirador, poético, amigo, enfim...
    Literato e músico em busca de união.
    Homem inteligente, talentoso e irmão.
    O meu amigo tem o dom, é poesia em ação!


    Georgea Fontes



    Com tantos predicados, nada mais te falta...
    Sinto-me honrada por te chamar AMIGO!
    Feliz Aniversário!!
    Te adoro, e para sempre:
    Conte comigo!

    Por Blogger Unknown, às 5 de maio de 2009 às 18:50  

  • Marçal, você merece esta homenagem que lhe dedicamos de coração. Parabéns a essas amigas maravilhosas: ClAU E MARTA pela sensibilidade e por estarem atentas. Um beijo no coração.

    Por Blogger Basilina, às 5 de maio de 2009 às 19:01  

  • Parabéns querido amigo Marçal, Você merece mesmo todas as homenagens hoje que é seu aniversário e todos os outros dias, pois és poeta de primeira linha e um amigo maravilhoso!!! Tantas homenagens recebestes hoje..., na Comunidade dos amigos, em sua página, Aqui, aí onde moras... APROVEITE SUA FESTA AMIGO, CURTE BASTANTE..., VOCÊ MERECE!

    Beijos e um abração carinhoso da amiga, Maria Barros

    Por Blogger Maria Barros, às 5 de maio de 2009 às 19:23  

  • Parabéns Grande Poeta amigo MARÇAL!Feliz Aniversário e que a felicidade abrace-o por mim...hoje e sempre!Obrigada por ser meu amigo,demonstrado com cada gesto no jeito lindo e peculiar de ser.
    Sucesso!Saúde!Harmonia e MUITO AMOR SEMPRE!Beijos no coração!

    Parabéns a Grande Poeta amiga MARTA PERES,pela sensibilidade e pela grandeza da alma!Beijos mil!

    Por Blogger Marisa, às 5 de maio de 2009 às 19:55  

  • Parabéns querido Marçal pela homenagem e pelo seu aniversário!
    Que os céus lhe assistam, para que nunca lhe falte a inspiração. Seu trabalho poético é lindo. A sua preocupação com o nosso Planeta, mostra-nos como é íntegro e sensível.Um grande abraço!

    Poeta Marçal

    A poesia enriquece
    Com seu versejar
    Minha alma se abastece
    Com suas pérolas a brilhar

    Sou grata por sua amizade
    Mesmo que seja virtual
    Pois sua sensibilidade
    É de uma sutileza genial

    Neneca Barbosa

    Por Blogger Neneca Barbosa - Um ser humano em evolução!, às 5 de maio de 2009 às 20:14  

  • Merecida homenagem ao nosso querido poeta mineiro Marçal!

    Se Minas não tivesse Marçal careceria de Poesia... se nós não tivéssemos Marçal, careceríamos de Amizade e Poesia.

    Parabéns Marta, pela matéria e ao Marçal pela pessoa encantadora e talentosa que é.

    Beijos.

    Chris

    Por Blogger Chris Herrmann, às 5 de maio de 2009 às 22:11  

  • Parabéns Marçal pelo aniversário!
    Teu talento é inquestionável!
    Além da desenvoltura na poesia és também uma pessoa muito querida o que atestam estes diversos comentários postados aqui de gente que como eu gosta muito de ti!
    Excelente iniciativa Marta! Não só elevas a poesia como quem a faz!
    Beijos aos dois!

    Por Blogger Unknown, às 6 de maio de 2009 às 08:35  

  • Marçal é um novo amigo, mas daqueles que parecem amigo de infância. Gentil, sincero, doce, antenado, preocupado com o futuro do planeta, da humanidade, das artes, enfim, poeta, e dos bons. Adoro seus poemas, pensamentos...
    Quero daqui de Olinda (PE), minha terra de adoção, enviar todo meu carinho para esse itabirano, via Pedra Azul (MG), minha terra de nascimento e infância.
    Cheiros, amigo poeta.

    Por Blogger Amélia de Morais, às 6 de maio de 2009 às 13:40  

  • Parabens Martinha por sua especial iniciativa e belíssima homenagem ao poeta Marçal Filho. registre minha simples contribuição:
    Plantação
    (pag.20 do livro "Matutações" de Vanda Ferreira Bugra Sarará)

    Em terra molhada,
    Sementes grudam
    Feito marcas senimentais
    Em corações maternos.

    Não há estranhamento
    Nem mesmo de espinhos.
    Garras felinas
    De aves de rapina.

    Verde-esperança cava,
    Rasga, engole,
    Sem dó nem piedade
    Ganha silenciosa guerra.
    Raizes entranham a terra.

    Importâncias se plantam
    Para a brotação de sonhos.

    Por Blogger vanda ferreira vanda ferreira bugra sarará, às 6 de maio de 2009 às 14:36  

  • Uma profunda admiração pela poesia
    deste ser humano, chamado Marçal! Que a inspiração seja tua companheira, amiga em momentos alegres ou tristes! Basta pincelar as palavras com as gotas versadas pelo coração e estará pronta mais uma poesia... Parabéns, amigo poeta.
    Baci!

    Por Blogger Sigrid Pontes, às 6 de maio de 2009 às 22:09  

  • Parabéns grande Poeta Marçal Filho!
    Muito linda a sua homenagem e bem merecida!Você que encanta e emociona com o seu lindo dom!
    Feliz aniversário e muitas felicidades no seu cotidiano!
    Que Deus realize todos os seus sonhos!

    Um abraço!

    Por Blogger Unknown, às 7 de maio de 2009 às 05:38  

  • [b][i]Gostaria aqui de externar meus mais sinceros agradecimentos à minha amiga querida Marta Peres, brilhante poeta, pela sua generosidade para com este conterrâneo de poetar simples, mas que tem pela sua amizade um respeito enorme.
    Aproveito ainda para agradecer a cada um de meus amigos poetas queridos e outros simpatizantes da poesia pelas manifestações de carinho.
    Realmente não sei o que seria de minha vida sem a palavra camarada e o abraço fraterno de um amigo/irmão.
    Nossa caminhada pelo universo poético só é possivel porque vocês, meus colegas, existem e de fato sem vocês,nada mesmo importaria.
    Sou mui grato a Deus pai maior, por conceder-me o direito de tê-los assim tão próximos e tão queridos.
    Amo a vocês todos meus caros.
    Que a vida possa ser um divino caminhar nos trilhos da esperança de cada um.
    Meu cordial abraço e meu beijo fraternal a todos.
    Obrigado, obrigado e muito obrigado!

    Marçal Filho/Itabira MG. 07/05/2009

    Por Blogger MARÇAL FILHO "Poesias e Outros", às 7 de maio de 2009 às 12:28  

  • Marçal, Mineirim querido, mereces todas estas homenagens e muito mais.
    Que Deus te abençoe, poeta, pela sensibilidade, carisma e amigo que és!
    Felicidades!
    Beijos,

    Goreti
    ........

    Marta, querida, sempre homenageando teus amigos.
    Que Deus te abençoe!
    Beijos

    Goreti

    Por Blogger Unknown, às 7 de maio de 2009 às 15:03  

  • Paz e graça!

    Estimado Marçal Filho, honrado e nobre poeta, que a pureza celestial permaneça adornando o seu belo coração.

    Alegro-me, em Deus meu Salvador, pela sua vida; onde a retidão de atitudes tem sido a sua dimensão telúrica.

    Destarte. é com enorme alegria que torno público o meu respeito, carinho e profunda admiração pela sua existência entre nós.

    Simplesmente, o Senhor Deus tem sido generoso em nos proporcionar, de uma forma bendita, o privilégio de tê-lo, como um poeta e amigo do mais alto nível.

    Parabéns! Deus seja louvado!

    José Bonifácio

    Por Blogger josebonifacio, às 7 de maio de 2009 às 17:00  

  • Parabéns, Marçal! Merecida homenagem a esse poeta maravilhoso, amigo, homem dedicado à poesia, humilde, íntegro...são tantas as qualidades ...amigo que te desejo toda a felicidade do mundo! Um grande abraço!

    Por Blogger STELLA VIVES, às 7 de maio de 2009 às 21:14  

  • Marta,
    Puxaaaaa que lindo!!!!
    Bom ver o Marçal homenageado aqui também. Fico feliz!!

    Beijos ternurentos

    Clau

    Por Anonymous Anônimo, às 10 de maio de 2009 às 17:26  

Postar um comentário

<< Home