.

domingo, 2 de março de 2008

Novos Talentos!



Poeta Beri Oliveira!

Todo amor que lhe inflama a alma Beri Oliveira leva para a poesia usando a força de sua imaginação, nos sentimentos e anseios.




A poetisa Beri Oliveira é outro nome que vem despontando dentro deste imenso jardim poético.


Nome: Maria Berizomar de Oliveira Silva
End: Av. Jorge Teixeira, 905
Bairro: Candeias
Cidade: Vitoria da Conquista
Est: Bahia


Biografia:

Maria Berizomar de Oliveira Silva

Nasc: 18/12/1948

Cidade Natal: Cajazeiras_ Paraíba



Viveu em Jequié-Ba

De 1959 a 1963

Onde participava de teatro infantil escolar



Residente em Vitoria da Conquista

Desde Julho 1963



Começou a escrever aos 10 anos idade, e foi guardando os seus escritos, pois tinha receio de não serem poesias, um belo dia ao ler uma historinha infantil viu semelhança com um dos seus rabiscos, então ficou feliz em saber que ela poderia ser uma escritora e poetisa.

Em 2002_ começou digitar seus poemas no site-orkut, e em grupos MSN. Publica seus textos em alguns sites e comunidades.



http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=3317

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/berioliveira

http://www.usinadaspalavras.com/ler.php?txt_id=39571

http://www.dominiocultural.com/dados_colunista.php

http://www.planetaliteratura.com/?view=artigos&colunista=1110

http://www.overmundo.com.br/perfis/berioliveira

http://berizomaroliveirasilva.blogspot.com/

http://www.blogger.com/profile/35135308

http://ramozire.spaces.live.com/default.aspx



Primeiro a participar

2o. Concurso de Trovas da, 10/10/2007. UBT-MARANGUAPE

DIPLOMA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES SECÇÃO MARANGUAPE ACADEMIA DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES DE COLUMINJUBA _ ACLA



Segundo a participar

CONCURSO DE PRIMAVERA DA POEMAS À FLOR DA PELE

http://www.orkut.com/CommMsgs. aspx?cmm=12590356&tid=2555006835332002020

Certificado do concurso de primavera.jpg



Terceiro a Participar:

ANTOLOGIA ESCRITORES BRASILEIROS - E AUTORES DE PAÍSES DE LÍNGUA
PORTUGUESA - 6ª Edição

ORGANIZADOR E EDITOR:
Ricardo De Benedictis
Presidente da Academia Serrana de Letras
Presidente da APOLO - Academia Poçoense de Letras e Artes
Cônsul de Poetas Del Mundo em Vitória da Conquista – BA




MANHÃ PREMENTE...

Somente a cálida manhã me desperta
Envolvendo-me em turbilhões de sonhos
Às vezes serena, ou entre tumultos perplexos
Inebriando no penetrar de suaves sonhos,

Ouço, não muito longe como em sonhos!
O som, o refilar de cântico da cálida manhã,
Que aos poucos parece aproximar-se,
E mais a mais o sinto, envolvo-me aos poucos!

E minha mente tordoa-se a fundo...
Ritual... Cântico perene ouve em silencio
Escuto mais afinado... Percebem-se os tons
Orvalhos caem... Manhã enfim!

Maravilhoso, lindo... Quão despertar do sonho!
Reativando-me... Bocejo... Me desperto!
Um despertar sereno. Sorrio feliz!
Olho em volta... Respiro profundo!

Da janela uma réstia de luz clareia
Que mais a mais penetra num impulso,
Por fim amplo manto do dia, o SOL!
Manhã premente...
Manhã de Sol, manhã de amor...

Berioliveira





DIVINO PAI CRIADOR_

Divino Pai Criador!
Permita-me amá-lo e reverenciá-lo
Por toda minha existência.
Deixa-me segurar firme em vossas Sagradas Mãos
Direciona-me pelos caminhos da LUZ
E que a mim seja permitido servi-lo e amá-lo
durante todos os dias da minha vida.
E que eu possa com a Vossa Bondade e Perfeição
ser um instrumento da Vossa Fé... No que me for possível
ajudando e amando os nossos semelhantes, de forma mútua
dentro dos Ensinamentos do Vosso Filho Jesus.
E através da Oração dá-lhes um conforto Espiritual,
aos que atrozes desvendam-se nos caminhos da escuridão.
Divino Pai! Preencha meu coração e o meu Espírito
da Vossa Divina Misericórdia e Fé,
e permita-me repassar aos nossos irmãos,
o consolo nas palavras
do Vosso Divino Filho Jesus...
Que assim seja...
Amém

Berioliveira



LAMENTOS DE UMA ADOLESCENTE

Sinto-me triste... Oh melancolia,
Nem mesmo sei o que sou
Quero falar tudo de mim...
Más não sei nada me sai!

Sim... Talvez seja isso!
Não... Não sei mais o que pensei,
Sei que sou triste, infeliz? Talvez!
Quero ser feliz... Más não o sou.

Existe algo a me impedir,
Não sei bem... Oh memória ofusca!
Más pra que ser feliz longe de tudo
Sou como as almas adormecidas...

Do meu sorriso brotam tristezas,
Risos forçados que de mim nascem
Denotam infinda lucidez...
Nem sei mesmo ao certo o que é!

Pra ser feliz eu tenho tudo,
Minha mãezinha, meus manos tenho,
Mesmo assim eu sofro muito
Desde quando? Não sei! Confesso... Sofro

Só sei que sou triste assim!
E por ventura, desconsolada sou...
Tento falar o que sou enfim...
Tento explicar, o que não sei, enfim!

Por mais que esforce nada me vem
Quero esborrar minhas tristezas assim!
Procuro em vão do fundo a raiz,
Más não encontro, nada vejo... Nada!

De o meu peito Isa desabrochar,
Tudo aquilo que me corroem no íntimo!
Então serei feliz, cantarei felicidades,
Do sofrer, clamores me libertarão.

Eu quero contar más não sei bem confesso;
Sofro a dor da ilusão constante,
Sinto ciúmes de vidas felizes
Se ao contrário a minha vida é triste!

Perdão oh Deus... Suplico-te
Em confessar meu sofrimento assim,
Más eu não pude silenciar em mim,
Essa amargura... Esse sofrer de dor!

Más se um dia eu encontrar,
O grande mal que me atormenta assim...
Então verei e com razão...

Por que sou triste, e por sofrer assim!
(03/07/1969)

Berioliveira




V I V E R II

Vida! Continua um enigma, é tão difícil viver!
Vale então decifrar tamanho mistério!
Vida, nos da esperanças e às vezes nega.
Em verdade nem sabemos como surgiu.

Viver, não vale a pena viver! Ou vale?
Somos apenas uma sombra na vida
Como sonâmbulos seguimos a vida!
Nem sabemos ao certo aonde iremos!

Afinal vida, em que principio surgiu!
Oh vida por que envolves tantos mistérios...
Sem definição... Sem começo, suposições!
Supracitado, só tens o fim! Más aonde vai?

Serás sempre envolta de mistérios! Sempre,
Sem respostas como tudo que nos rodeia
Nunca entenderemos ao certo tal mistério!
Por que és complexa! Misteriosa, sutil enfim!

Muitos tentaram decifrar-te... Pouco se sabe!
Viver a vida, nada é em vão, apenas vivemos!
Suposições existem, em época certa saberemos!
De te haverá definição, penso eu! Jamais saberei!



Berioliveira




O MEU CANTAR VIRA UM CONTO.

Canto, e nele ouço suaves sons vindos ao sopro do vento!
A sensatez de paz mistura-se em meio aos ruídos do vento, ouço sons!
Profundo e lentamente aproxima-se!
Sinto-o bem próximo suavizando aos poucos a minha dor! Adentra em meu ser, canto e lentamente concentro meu pensamento, canto!
Prossigo aos poucos quão vagarosamente ao ritmo do som, ruídos do vento.
Meu cântico me faz perplexa.
Sonho adentrando ao vento e assim prosseguindo meu cântico, através dos sons ao vento a suavidade é tanta que sonho.
Meu cântico planando ao vento... Prossegue em ondas sonoras, nesse balançar encontro a paz! A paz de amor num sonoro cântico... Eu sonho, bailo e canto! Canções profundas aos ventos, embalo de um meigo coração que vibra ao alento entre desejos e o sentir a voz do amor.
Sonhos, canto, bailam ao vento em risos sentindo vozes do amor rumo à felicidade! Minh'alma baila ao vento, em sons ao ritmo do cântico que sonho.
Nesse bailar intenso, adentro e pouco a pouco me volta saudades, saudosos tempos me faz lembrar outrora, choro de mansinho, choro! Sinto um aperto, pareço desfalecer, envolvo-me num abraço ao vento.
Sigo meu cântico aos sons do vento, encontro paz, amor... Sensatez total.
Ao som das ondas sonoras do cântico, bailando nessa busca entre os ventos,
A paz do amor, caminho do viver, sentir-me n\'alma livre, assim fazendo do meu cantar o meu grande conto em versejar meus sonhos e sentimentos nessa longa caminhada vividas em várias luas, uma vida realizada!

Berioliveira





N A T U R E Z A

Ao longo do caminho prossigo...
Sozinha, sigo lentamente e vejo;
Tudo aquilo que a natureza tem!
Inebria... Fascina... Fico parada!

Olho abstrato! Vejo a fundo...
Tudo que dela exprime beleza!
Ternura de viver, medo? Pânico enfim!
Tudo parece sorrir... Choram e cantam!

Como que unida ao coro... Unificam-se
De uma a uma. Levando a sua meta
Encantado e misterioso cântico!

Sinto exprimir do meu peito... Paz
Junto à Natureza sentindo no íntimo,
Fases do meu viver... O que dela exprime.

(_02/05/2007)

Berioliveira





MEU E S P E L H O...



Floresça, cante, ria... A onde for!
Saia dando a terra claridade,
Dê descanso às almas descansadas...
Quero que seja sempre celebrado.

Chores de manso, nele terás teu refúgio
Só à dor enobrece... Sofre sereno
A vida é longa, é triste enfim!
O mundo é sem piedade...

Da tua inconsolável amargura
Aprende a amar que amarás um dia
E, só dela terás a tua ventura

Sem um grito sequer tua desgraça
De te há traços tristezas inteira
Tua lúcida e constante companheira!


(_04/1964)
Berioliveira





SEGUINDO ESTRELAS

Tristezas, alegrias esperanças!
Para esquecer uma ingratidão...
Se um dia nesta vida atrapalhada,
Seja qual for a minha sorte marcada,



Seja ela na aflição, eu quero amor,
Nos sonhos, ou em nuvens de ilusão!
Envolver-me em um mar de felicidades,
Serei feliz mesmo que por um instante!

Inda passageiro me confortará quimera,
Sentirei sensação de haver passado a vida,
Desta pobre poeta infeliz e sonhadora!

E seguirei cumprindo meu destino...
Ai de nós, flores ingênuas, olhar cansado
Buscamos nas estrelas, os sonhos encantados...
Berioliveira
15/07/2007





S E N S A T E Z


Como é difícil olhar na vida, a vida!
Senti-la perto quando a queremos...
Como é difícil olhar no mundo... O mundo!
E ser alguém, quando o queremos ser!

Como as estrelas em salpicados,
Sentem envoltos meus sonhos vis...
Sinto na glória... Vigor desfeito!
No coração minha\'alma inteira sofre

De pulsação meu pobre peito chora,
Treme em perpasso, com meu tormento sofre,
Vivo enfim, cheia de amor, de dor assim

Também na luz, inspirações tão belas,
Levo na vida, minha tristeza além...
Como é difícil, sentir-se na vida apraz!

(_26/12/1969
Berioliveira
15/07/2007




A M A N H E C E R.. .


Manhã...
Rompe a madrugada,

Impulsos d´ave do coração
Um sibilar de cântico
Tão mavioso nos traz a paz
Madrugada expõe-se enfim

E primavera de paz, de amor
Olho em volta tudo parece sorrir
Estou feliz, sinto-me enternecer
Suspiro serena, sinto-me tranqüila
Ah quisera sentir sempre esta paz
Volver em mim, uma nova vida,

Como esse novo sol que desperta
E levemente da veneziana penetra
Pequenina brisa roça-me a face
Levanto-me e fico a olhar pela janela
Aquela paisagem maravilhosa encanta-me

Pássaros voam felizes, cantam
Tão lindo cântico que a natureza treme
Unindo-se ao som num sibilar extremo
Saudável o ar, respiro livre. Sonho
Sinto-me renascer, finalmente vivo!
Um novo sonho, uma nova paz
Não muito profundo! Pra não sofrer mais

Apenas um pouco para viver tranqüilo
Quero viver cantando como o gorjear das aves
Quero sentir a paz,
Esquecer nela a dor
Como a primavera renascer,
Viver prosseguir
Sem ver à trégua,
Distância mistura de tormentos
Somente a vida,
Apenas ela...
A nova vida além!

(24/10/2005)

Berioliveira

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home