.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Criminalidade - Se Não For Pelo Amor Será Pela Dor








Criminalidade - Se Não For Pelo Amor Será Pela Dor

Com o passar do tempo a população do país vem crescendo, com isso a segurança no Brasil carece aumentar por conta da violência.

Cresce o número de latrocínio, homicídio, drogas e outras modalidades.

A criminalidade tem crescido exponencialmente – como reduzir ou eliminar?  A questão é simples, cabe aos governantes tomarem a frente, e a sociedade civil apoiar auxiliando no que for necessário. Não é só ficar em teorias, é preciso colocar a mão na massa para solucionar o problema que se agrava a olhos vistos. Precisamos sair da teoria e entrar em campo – ou vai piorar cada vez mais. É preciso parar de reclamar e ter atitude, com ação.

Precisamos de leis mais rígidas e profissionais com qualificação fazendo-as cumprir.

Não seria a criminalidade fruto da impunidade? E a coerência da sociedade contribui.

Programas de TV estão entrando livremente nos lares, pais presenteiam os filhos com brinquedos sem qualificação - armas de fogo – não conseguem dar limites aos filhos dentro do lar, têm à mão jogos de violência, não é banalidade, os próprios pais acham bonito -  estão criando verdadeiros monstros que os podem apunhalar futuramente – ou provocar danos irreparáveis.  Assim, os pais, estão estimulando os filhos à delinqüência.    Saber dizer não ao filho é necessário! Corrigir os filhos desde a tenra idade quanto às brincadeiras perniciosas – é preciso!

A Educação oferecida pelos pais aos filhos hoje é adequada?

Nem todos os pais levam os filhos para se instruírem em algum templo? Isto faz com que a criança cresça carregando dentro de si um coração duro como pedra.

Pais, para se verem livres dos filhos por algum tempo os enviam para as escolas.  As escolas tentam complementar a Educação, contudo, a primeira educação deve vir do berço. Os filhos chegam às escolas na completa deseducação. Professores precisam ensinar a ler, a somar, a multiplicar e dividir, o civismo, e ainda precisam educar os alunos. Há necessidade de cada um fazer sua parte.  

Não estaria faltando amor nos lares? Não estaria faltando o tempo dos pais? Porque os pais carecem trabalhar para que o pão não falte à mesa. Não seria melhor pensarem em alguma alternativa para a problemática? 

Não faz muito tempo os alunos chegavam às escolas sabendo cantar o Hino Nacional, sabiam orar o Pai Nosso, sabiam os mandamentos da Lei de Deus, sabiam declamar pequenas poesias – existia calor humano dos alunos para com os professores, havia respeito, bem querer, AMOR!  Hoje, a maioria chega às escolas conhecendo os tipos de armas, toda programação da TV, que o garoto para ser macho deve ser pegador, que a mocinha pode transar desde os doze anos para não ficar por fora, e tudo o que não deveriam saber nem fazer – é o que sabem e fazem.

Acabaram-se as bonecas. Para onde foi o caminhãozinho? E as bolas, o pique-pega as cantigas de roda, o passar anel, e tantos outros brinquedos infantis?   

Não contando a desigualdade social que é gritante!

Os jovens estão vendo e ouvindo claramente a impunidade e acreditam piamente que o crime compensa – no frigir dos ovos dão com os burros n’água! E ai, pais, como fica a coisa? Porque a função dos pais é cuidar. Vão passar a responsabilidade somente para o Estado, para o Município, para a Escola para a Igreja? Cada um deve ocupar seu quadrado, ou não?

Outro fator gritante é o desemprego, a falta de opção das pessoas.   

São dados suficientes para serem analisados e combatidos, contudo, existem infinitos outros fatores -  a iniciar pelos pais, dentro do lar. Pais precisam ter mão sobre os filhos, serem mais enérgicos.  A vontade que deve permanecer é a dos Pais, pois, são eles que pagam as contas. Agindo com respeito mútuo e energia por parte da família, tudo cai nos eixos. 

Existe a opção – a pessoa já tem predisposição ao crime – no entanto, o ambiente é fator que contribui para a formação de criminosos. O ambiente é também escola do crime!

Sabemos também que para melhorar a segurança pública precisa-se  reconhecer e valorizar os diferentes modos de vida existentes no território , cidades saudáveis , democráticas e seguras , urbanidade e qualidade ambiental como política de estado , saneamento básico integrado ao direito a moradia digna e qualidade de vida, por ai vai.

A população pede dignidade!

Por parte das pessoas, há necessidade de uma revisão de conceitos e reformulação de valores.  Estamos em tempos de transição, modificação em nós mesmos se faz preciso. Somos responsáveis, não adianta passar a bola somente para o outro, é dever do cidadão chegar junto com as autoridades e buscar soluções. É dever da família buscar união com as Escolas para que seus filhos sejam pessoas de bem. Não eleger a Escola para ensinarem apenas regras de boas maneiras e Educação aos filhos.

Falamos no político corrupto, se ele é corrupto é bem provável que seus pais também sejam ou conviveram com amigos corruptos.  Educa-se Pelo Exemplo!

Violência gera violência – todo mundo está preocupado demasiadamente em ganhar dinheiro e melhorar o status social.  É um pisando no outro para subir – não fosse isso, erro nenhum haveria em ganhar dinheiro, entretanto, falta o respeito ao próximo.

O jovem que observa tudo à sua volta e acha facilidade nas coisas – rouba, se droga, torna-se traficante, mata para se dar bem, para ter uma vida melhor, para não passar fome, para colocar o pão na mesa, são n fatores.     

O Exemplo dos Políticos nessa ganância, e tantas outras coisas envolvidas levam pessoas  a se tornarem violentos criminosos.  Abram os olhos senhores Políticos, estão dando Maus Exemplos ao cidadão!

O que é preciso que se faça?

Existe um mandamento de Deus, está engavetado nos corações das pessoas e algumas perderam a chave. “Amai ao próximo com a si mesmo” ! Não seria o momento de nós cumprirmos este mandamento?  

Se não for pelo Amor, será pela Dor!

Assim, chegaremos ao ponto em que o Mestre Jesus quer todos os Seus Filhos – amando indistintamente às pessoas, para então, a criminalidade diminuir até ser extirpada completamente do seio da Terra.

Marta Peres

Marcadores:

APAC – Amando o Próximo Amarás Cristo





APAC – Amando o Próximo  Amarás Cristo

Concorda que parte da causa da criminalidade no Brasil é também corresponsabilidade do Estado? A maioria das infrações causadas é por indivíduos que tiveram negados os seus direitos naturais – como direito à vida, saúde, educação, tornando estes, indivíduos socialmente excluídos mesmo após terem cumprido pena.

Poucas são as pessoas que socorrem um indivíduo que passou por uma penitenciária.  O medo do bandido faz pessoas se esquivarem, virarem as costas. Contudo, após cumprimento da pena o indivíduo é posto em liberdade, livre como qualquer cidadão de bem, cidadão que se diz de bem. Todos se cruzam pelas ruas, às vezes, por não se conhecerem se cumprimentam. Isto só por não se conhecerem. 

O ex-presidiário, pessoa que tenta se integrar novamente à sociedade, que conviveu dentro do presídio com n tipos de outros condenados, que aprendeu n modalidades de crimes, vê todos lhe virando as costas. Vamos combinar que por melhor que seja a pessoa, em algum momento um nó pode ser dado em sua cabeça. É ex-detento, só por isto carrega um estigma –  consideram má pessoa! O que é ser má pessoa? Uma criança recém-nascida  nasce com a estrela da maldade? Será que ninguém se melhora com o sofrimento? Alguém acredita em mudança de comportamento? 

E se fosse filho ou filha sua trancafiado(a) dentro de um presídio?

Se fosse irmão ou sobrinho ou primo seu jogado como animal dentro de uma jaula?

Se fosse com sua mãe ou seu pai?

Sabemos que o Sistema Prisional Brasileiro mostra-se totalmente  desumano e deficiente, não vamos tapar o sol com a peneira. Nosso Sistema Prisional não atende a sua finalidade por mais que os dirigentes sejam bem intencionados.

A verdade todos sabem, os presídios se tornaram uma escola de crime!

Presos que praticaram crimes menores logo que entram para o complexo são recrutados para a prática de crimes maiores. Uma pessoa que teria condições de se reintegrar á sociedade vai afundando na lama cada vez mais e mais – pois são ameaçados em sua integridade, movidos por coação, ou é forma de buscar  respeito, tirar alguma vantagem – são n motivos. Então, do delito mais simples a uma profissionalização de crimes. E o presídio por não ter estrutura torna-se um verdadeiro Escritório do Crime!

Foi sofrendo na pele que Mário Ottoboni defendeu o Modelo Prisional APAC, deixou seu trabalho remunerado passando atuar como voluntário, ajudando aos necessitados.

APACs -  tem uma sigla sugestiva - Amando o Próximo  Amarás Cristo! Esta sigla  fala algo ao seu coração?  

Seria preciso  a pessoa sofrer na pele o drama de ter um filho fazendo parte da população carcerária em um presídio, para que o coração duro de pedra amoleça? Não estamos acima do bem e do mal. Em qualquer momento da vida as vicissitudes podem bater à nossa porta. Estamos preparados para receber? Se ocorresse, como iríamos agir? Como iríamos reagir?  

Não seria este, momento de todos nós nos darmos as mãos, nossas famílias precisam proteção! 

Feliz a cidade que tem as APACs masculina e feminina – todos os detentos que podem serão ressocializados – um trabalho digno de aplauso, louvo e agradeço a Deus por existirem pessoas em nossa cidade como João Geraldo Silva e Cleusa Maria Silva, diretor e presidenta das APACs – Patrocínio – MG. 

Só não entram no programa os criminosos de alta periculosidade! Ainda há necessidade de se criar um modelo para atender estes casos extraordinários. Aos poucos, um meio será encontrado para que estes também possam se melhorar!

Marta Peres

Marcadores:

Projeto Semente da Paz de Jane Rossi!


Projeto Semente da Paz de Jane Rossi!








A Professora Jane Rossi espalha semente da Paz na E.E. Guarulhos Norte


Em 2010 iniciei o Projeto Poetas da Escola com o apoio da Diretora Jinlova Pantaleão e lançamos um liro que com certeza, além de criar um elo entre o educando, a escrita e a leitura, ajudou muito na elevação da autoestima. Em 2012 com outra direção na escola, tive total apoio da Diretora Nivaldete de Souza Ramalho e fui além da escrita e leitura, trabalhei o tema PAZ, pois vivemos em conflito nas escolas e no mundo, nasceu Semente da Paz 2012. Mas não poderia guardar este projeto só pra mim, não poderia trabalhar o projeto em apenas uma escola e resolvi que em 2013 iria divulgar em mais escolas esse trabalho de Paz e foi contando com o apoio das equipes gestoras e organizadoras que conseguimos realizaram um bom trabalho. As escolas receberam o tema Semente da Paz com a maior alegria e também com o desejo de fazer um trabalho diferenciado unindo a leitura, a escrita e a paz. Foi trabalhado o tema PAZ com os alunos e hoje são quatro escolas em Guarulhos / SP, são quatro livros editados, são quase quatrocentos alunos que escreveram poemas e mensagens de PAZ nestas obras que também homenagearam alguns poetas Guarulhenses, Jacques Miranda, Castelo Hannsen, Jane Rossi e Wilson Jasa. Agradeço a parceria da AGL nas canetas presenteadas aos alunos da E.E. Odete Fernandes Pinto da Silva e E.E. Maria Helena Faria Lima e Cunha, agradeço a presença do Sr. Presidente Clovis Domingues que esteve presente no evento, o Jornalista Valdir Carleto que nos brindou com suas palavras. Um agradecimento especial a parceria da Hard Photographia e Richard Rossi que fez a cobertura do evento, Mora Alves Artes que foi parceria nas lembrancinhas e Copagas que patrocinou as camisetas dos alunos da E.E. João Luiz de Godoy Moreira. Semente da Paz 2013, foi união, mãos dadas para que pudéssemos realizar uma noite inesquecível aos nossos alunos poetas.
Semente da Paz 2013 foi organizado pelas professoras Emília de Paula, Raquel Caetano e Vilma Guelsi.


Coordenação do projeto e Idealização Professora Jane Rossi












Parabéns, Poeta e Professora Jane Rossi!



Marcadores:

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Trovador J. Udine!










Aqui, nos mares bravios,
as tardes são sempre azuis...
e há jardins, lagos
e rios para meus olhos tafuis...


J. Udine - 12-11-2013.





Bebo na taça de vinho,
do vinho tinto do amor,
e degusto, com carinho,
os lábios da amada em flor...


J. Udine - 11-11-2013.





Nesta vida peregrina
cultive a Paz e o Amor:
siga o que Jesus ensina
e colha um Céu de esplendor...


J. Udine - 11-11-2013.





A tarde azul vai passando...
o sol tomba e esmaece...
e minha alma, em luz, amando,
reza a meu Deus uma prece...


J. Udine - 11-11-2013.






No voo das borboletas...
e no voar dos beija-flores...
o mundo, em cores violetas,
acende nossos amores...


J. Udine - 11-11-2013.





Cristo Jesus, O Senhor,
amou tanto os filhos seus,
que chegou a morrer de amor,
 no sublime Amor de Deus...


J. Udine - 11-11-2013.





Nós nascemos para o amor...
mas o amor, que é triste chama,
às vezes nos causa dor:
queima, mata, fere, inflama...


J. Udine - 11-11-2013.





É no silêncio do amor
que o coração grita tanto...
é, pois, silêncio de dor
que, sangrando, verte o pranto...


J. Udine - 11-11-2013.





Um casal de bons velhinhos
é como as pombinhas mansas...
vivem,no amor, mil carinhos
enquanto a Parca não dança...


J. Udine - 14-11-2013.




Trova trova trovador
trova trova sem parar
trova trova tua dor
sob céus e sobre mar...


J. Udine - 11-11-2013.





Essa tal de solidão
é sol que não alumia
nosso pobre coração
com a luz da poesia...


J. Udine - 10-11-2013.





Qual é a dor mais doída:
a de dente ou a de amor?...
ou há outra dor, na vida,
 que mais dói em sangue e flor?...


J. Udine - 10-11-2013.




Gira gira velho mundo
gira gira sem cessar
e nesse giro fecundo
 me leva no teu girar...


J. Udine - 10-11-2013.





Para crer no Autor de tudo
basta fé, sabedoria...
mas tem gente que é bronco
e mudo e só crê em heresia...


J. Udine - 10-11-2013.





Trovas natalinas.


Está chegando o Natal.... 
mas vejo triste papel...
a persona maioral
é sempre Papai Noel...


O nosso Deus pequenino
é o nosso Sumo-Bem:
já escuto o som divino
do áureo sino de Belém...



Natal santo do Senhor,
Natal repleto de Luz...
Anúncio de Paz e Amor
Do coração de Jesus!


J. Udine - 10-11-2013.





Desde o berço à cruz
A vida segue, comprida...
na busca da Luz...


J. Udine - 10-11-2013.





Nesse meu pobre trovar,
sou homem frágil, cristal...
pois, na minha ânsia de amar
sempre encontro um vendaval...


J. Udine - 10-11-2013





Neste divino Domingo,
do Cristo Ressurreição,
no belo voo do flamingo
vejo Jesus, Salvação!


J. Udine - 10-11-2013





Vejo uma lua no céu;
ejo outra lua no mar...
mas o mar faz escarcéu
e acaba com meu sonhar...


J. Udine - 09-11-2013.





Já nos veste o véu da noite...
sobre nós, a escuridão..
que o nosso Deus nos acoite,
nos livre de maldição...


J. Udine - 09-11-2013.





Cada minuto do dia
brilha, em nós, a Natureza...
mas só co' olhar de poesia
você colhe esta certeza...


J. Udine - 09-11-2013.





O mundo gira e girando
a todos quer embalar...
e nesse giro, blefando,
um dia nos faz "dançar"...


J. Udine - 09-11-2013.





Para o pobre do peru
dezembro faz-se mortal...
já pro galo faz-se azul
por força do tal Natal...


J. Udine - 09-11-2013





Sabe ser sábio o sabiá...
o seu canto musical
seja ali ou acolá
sempre é uno e universal...


J. Udine - 09-11-2013





Não existe coração
que não sofra por tristeza...
sem amor, a solidão
vem sentar-se à nossa mesa...


J. Udine - 09-11-2013.





No céu brilham as estrelas;
e, na Terra, os pirilampos;
e faz gosto a gente vê-las
assim no céu, ou nos campos...


J. Udine - 09-11-2013





Neste mundo, temporário,
há quem pensa ser eterno...
mas engana-se o otário
ao sepultar-se no inferno...


J. Udine - 09-11-2013






Essa tal Felicidade
creio eu... nunca existiu...
e pra falar a verdade
quem a tocou, quem a viu?


J. Udine 09-11-2013





Lua de Luanda...Lua
bela e sensual, sem véu...
a desfilar plena, nua,
na tela negra do céu...


J. Udine - 08-11-2013.





Finda o dia, chega a noite...
Não há lua nem violão...
Só ouço do vento o açoite
E o uivo de um triste cão..


J. Udine - 08-11-2013




Uma gota de saudade,
num rasgo de solidão,
enche acima da metade
o lago do coração...


J. Udine - 08-11-2-13.




A tarde é lânguida e quente
nesta Princesa do Norte...
Ponho os olhos no poente:
sol flui em sanguínea morte...


J. Udine 08-11-2013.




Chega a sexta-feira, em graça...
Podemos desopilar...
Tomar u'a boa cachaça...
E correr... dançar...e amar...


J. Udine - 08-11-2013.

 


Quando cai u'a boa chuva
no meu árido sertão
ela tem sabor de uva
e faz bem ao coração...

 
J. Udine - 08-11-2013.





Não é não, e Sim é sim.
Mas é bom saber dizê-las...
O Não, pode ser o fim;
O Sim, pode ser estrelas...


J. Udine - 08-11-2013.





Mais uma manhã em luz!
Mais um dia de bonança!
Isso é graça de Jesus
Que nos traz Vida e Esperança!


J. Udine - 08-11-2013.





Nosso sonho seja azul
nesta tarde azul, serena...
e nesse estado tão blue
sonhar dálias e verbena...


J. Udine - 12-11-2013.




O Face está se orkuteando...
muda de tango a bolero...
todo mundo está notando
o seu falar lero-lero...


J. Udine - 12-11-2013.





No olhar do inocente
não há discriminação:
o seu gesto é complacente,
e puro é seu coração...


J. Udine - 12-11-2013.









Entre a trova e o soneto
divido o meu coração...
se à trova tenho eleito o outro,
em mim, se faz canção...


J. Udine - 14-11-2013.
 






A Trova, tão pequenina,
diz um tudo de emoção:
por ser etérea e divina,
traz bênçãos ao coração...


J. Udine - 14-11-2013.






No voo das borboletas
e no voar dos beija-flores
há cores lilás, violetas
no bailar desses amores...


J. Udine - 14-11-2013.







Marcadores: