.

sábado, 15 de dezembro de 2012

É Natal









É Natal

É Natal e as lojas estão coloridas,
por este Mundo corações sem esperança
olham vitrinas tecendo sonhos,
esperando o Milagre acontecer...

Um rosto de criança chama-me
a atenção, descalça, roupas rotas,
conversa com o irmão frente imensa
vitrine da loja de brinquedos.

Aponta, gesticula como se a apetecer
abraçar  todas as mercadorias
da exposição, olhinhos felizes
ela admirava, desejava, sentia fome...

Na sua inocência, a criança sonhava
enquanto a mãe perdida nos pensamentos
voltava os olhos ao céu e rezava, pedia
ao Pai que aquele Natal fosse só alegria!

Marta Peres  

Marcadores:

Preconceito




Preconceito

Preconceito – palavra de etimologia simples e clara.

Quantos fazem emissão antecipada de opiniões e conceitos sobre pessoas, objetos, ou qualquer assunto? Quem nunca olhou para alguém e disse para seus botões ou alardeou aos quatro ventos, fulano de tal é chato, é cacete, não suporto a cara de algum colega da escola, de um professor, de alguma pessoa. Quem pode se vangloriar de nunca ter sido preconceituoso? De lavar as mãos depois de ter cumprimentado alguma pessoa da qual sentiu repulsa? De não comer algo servido por alguma pessoa? É grave a situação de preconceito, muitas vezes banais, simplórias, porém, muitas vezes mais rebuscadas como se antes das opiniões houvesse tido ponderação. Contudo, sempre o preconceito e muitas vezes com uma pontinha apimentada ou cheia de asco.

O preconceito hoje ainda é maior que ontem.

Desde os primórdios existe o preconceito e o homem já era rotulado por não ser o mais forte do bando, por não ter grandes habilidades na caça e na pesca, por não saber lutar, por ter dificuldade em se expressar.

O tempo passou, veio a evolução, a tecnologia, uma globalização cultural – o preconceito permanece.

Creio que na política o preconceito tem sua nuance mais perigosa. Uma simples crítica que alguém possa fazer há a invasão de jornais, entrevistas, ou mesmo nos bate-papos de praças e botequins. Quando se é contra o outro candidato é terrível, até no modo de andar, de falar, de se posicionar, de sorrir, encontra-se defeito. Muitos dos que são eleitos não sabem vencer, deixam mágoas de campanha falar mais alto e começam as perseguições. Puro preconceito agindo sem o bom senso. Chamo isto até de falta de caridade, de amor, e tenho a certeza que lá bem no fundo não há felicidade total – vai lhes faltar sempre a paz de espírito. E as pessoas não se emendam, não aceitam correção para se modificarem, preferem padecer do mal por eles mesmos criados.

Existe o preconceito contra, pobre, rico, careca, cabeludo, alto, baixo, gordo, magro, loira, morena, cor da pele, tipo de emprego, vestuário... Nem dá para enumerar, são muitos os preconceitos e todos somos vítimas.

Por que existe o preconceito? Porque existe o racismo? Ninguém escapa de ser preconceituoso?

O preconceito é uma doença e nenhum ser humano está imune. Todos os seres humanos algum preconceito carrega consigo. É preciso tratamento para acabar com este mal dentro de todos nós. Ainda somos mesquinhos, pequenos demais, fato de ainda sermos muito preconceituosos. Quem sabe ainda aprenderemos sentir uma dose de amor? Acredito que quando realmente amarmos nossos semelhantes como a nós mesmos esta doença será dizimada.

Quanto preconceito ainda existe na questão opção sexual!

Nem todas as pessoas aceitam aquele ou aquela que prefere se relacionar sexualmente de modo diferente – e não precisam dizer em contrário porque realmente olham estas pessoas de modo diferente, se envergonham de amigos com preferência contrária, se é parente então, excomungam, amaldiçoam até a quinta geração. Olham de lado e dizem que não é parente.

Preconceito, problema tão antigo quanto o mundo!

Você já observou as pessoas? É engraçado observar as pessoas. Eu gosto de fazer isto e estou sempre fazendo, porque elas me revelam o que quero descobrir. Quem são na verdade! Muitas pessoas não aceitam opiniões diferentes, não aceitam pessoas menos favorecidas tendo o objeto de valor igual ao delas. É estranho dizer isto, porém, observando a gente enxerga nas entrelinhas, um sorriso, um modo de olhar, alguma palavra escapada, é muito fácil entender.

Existem pessoas que valorizam o outro pelo que carregam no bolso, pela conta bancária.

Isto vale a pena? Realmente, ser mais afortunado é muito bom, mas trás felicidade? Tenho certeza que ajuda, no entanto, nada paga a paz de espírito. Quantos afortunados por ai estão tão cheios de doenças que o tratamento se torna praticamente impossível. O agravante é que não conseguem entender que o preconceito as levam afundar mais e mais em outras dificuldades que o dinheiro não compra – ao passo que outras pessoas passam por dificuldade financeira e carregam dentro da alma a paz de espírito. A fortuna quando não é bem usada faz efeito contrário.

O adulto precisa entender que educa-se uma criança pelo exemplo.

Se o adulto é preconceituoso, logicamente a sua criança também será e assim o ciclo continua por geração em geração. Ninguém é dono de nada, ninguém é melhor que ninguém, hoje é elite, amanhã pode ser plebe. As estrelas, a lua, o sol, o céu, a água, o universo, enfim, não são meus, não são seus, aliás, Deus fez para todos. Se somos filhos do mesmo Pai, então, porque não compartilhar, porque não doar, porque não deixar quando partir (porque todos nos vamos algum dia) um mundo com menos preconceito, mais tranqüilo, mais feliz de se viver, um mundo melhor...



Marta Peres

Marcadores:

Um Fato Envolvendo Sexualidade





Um Fato Envolvendo Sexualidade


Sexualidade, é tema envolto numa aura de mistérios provoca curiosidade e inquietação...Se se situa fora dos estereótipos é rotulado de “anormal” por não se encaixarem nos padrões.

Nossa sociedade tem valores culturais dominantes em cada época e um sistema de exclusões na maioria das vezes baseado em preconceitos estigmatizantes.

Porém, a sociedade mudou a maneira de encarar a sexualidade nestas últimas décadas. Passou existir uma tolerância com a homossexualidade. Porque, houve uma evolução dos costumes, mudança dos valores, dos conceitos de moral e pudor – o tema sexual deixou de ser tabu e hoje é enfrentado cara a cara, fala-se abertamente em opção sexual, a mídia expõe claramente, abertamente, como sendo a coisa mais normal que existe. Uma mudança radical nos tempos? Estamos mesmo a um passo para a igualdade?

Todos merecem ter os mesmos direitos na sociedade.

Desde que o mundo é mundo existe homossexualidade e mesmo sendo taxados de gays, desprezados, renegados, marcados por um estigma, eles vêem se impondo num esforço fora do normal a uma tutela jurídica cada dia mais fortalecida.

A homossexualidade e a heterossexualidade são orientações sexuais – significa que cada indivíduo sente uma atração física e ou psicológica por outro indivíduo do mesmo sexo ou de ambos os sexos – contrário dos heterossexuais, que sentem uma atração apenas por pessoa do sexo oposto.

Seria mesmo o Brasil um país livre de preconceito?

Há algum tempo, no Rio de Janeiro, Fábio Sampaio saía do trabalho quando foi agredido. Procurando um policial para dar queixa este não o quis atender dizendo se tratar de “briga de namorados”. Quem deveria proteger o cidadão? É certo, este policial não o proteger? Não seria obrigação da autoridade resguardar a integridade do cidadão, até de si próprio? Todo cidadão não é igual perante a lei?

Jamais se deve fazer distinção de qualquer natureza entre as pessoas. Os direitos do cidadão são invioláveis, direito à vida, direito à liberdade, direito à segurança, direito à propriedade.

O que deve ou não predominar numa sociedade precisaria estar claro para todos e não foi o que aconteceu.

Para o policial não estava, tanto que, inclusive rotulou o rapaz quando disse ser “briga de namorados” - deixando de atender, de dar proteção, de prestar socorro a uma vítima, ele foi preconceituoso e um preconceito descabido, desmedido, falso.

Porque, o rapaz saía do trabalho, se sua vestimenta, os seus cabelos, fez o policial confundir com alguém homossexual, realmente, a mente do policial andava um tanto suja ou estava precisando se tratar.

Um protetor da lei chegar a esse ponto, negar atender a alguém que precisava, deixar de dar segurança a um cidadão pensando ser ele homossexual? É fato de indignação e boa parte da sociedade carioca se indignou. Por onde andava a ética do policial? Seu profissionalismo? A Ética deveria ir além do seu preconceito.

Não importa se a pessoa é homossexual ou heterossexual a proteção policial não pode ser negada o preconceito não pode existir.

Precisamos combater este tipo de descriminação em nosso meio, a sociedade tem que ter menos preconceitos contra homossexuais. No quotidiano, é importante procurar evitar as ideias realizadas e tratar estes indivíduos com o mesmo respeito que nutrem por indivíduos heterossexuais. Assim, o mundo poderá ir se tornando cada vez melhor.

A história de Fábio poderia ser a história de qualquer rapaz de sua idade que carrega dentro de si o preconceito, de qualquer filho de alguma mãe preconceituosa.

Fábio Sampaio, rapaz simples, hoje tenta superar o trauma sofrido. Foi uma vítima.



Marta Peres

Marcadores:

Crack - Inimigo das Famílias



Crack - Inimigo das Famílias





Crack é sério problema de saúde e também social!

Todos sentimos o peso desta droga que está em todas as cidades e em todos os meios sociais. Já não existem cidades no país que sejam livres deste estigma. Ouve-se falar muito em Cracolândia, ou cidade do Crack, local onde vivem os usuários da droga. Para dizer a verdade, Cracolândia é local de perdição dos jovens, de todos que enveredam por este caminho que não tem volta.

Como nasceu o crack?

O crack nasceu nos guetos pobres das grandes metrópoles, contudo, hoje está por todos os cantos de todas as cidades, não importa se é grande ou pequena. Com isso, crianças de rua se viciam facilmente e facilmente perdem o bem mais precioso, a vida. O crack já chegou à classe média deixando um rastro de destruição, contudo, ele não escolhe nem classe e nem credo. O crack vem fazendo um arrastão entre a população em praticamente todas as cidades do país. Você ainda não viu uma Cracolândia em sua cidade? Passe observar com mais atenção...

O que é Crack?

Crack é mistura de cloridrato de cocaína (cocaína em pó), bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, que vai resultar em pequenos grãos. É fumado em cachimbos improvisados ou não. O crack, por ser mais barato que a cocaína é usado em larga escala hoje em dia – vem crescendo o número de usuários da droga que provoca dependência física e leva rapidamente o indivíduo à morte, por sua ação fulminante sobre o sistema nervoso central e cardíaco.

É assustador o número de usuários de crack em todo o país!

Nada mais que alguns 15 minutos e o efeito da droga chega ao cérebro da pessoa dando início a produção dos seus efeitos. Crescem os batimentos cardíacos, aumenta a pressão arterial, as pupilas se dilatam, suor intenso, tremor muscular e excitação acentuada – então... quando se pensa ser calmaria, vem uma sensação aparente de bem-estar, aumenta a capacidade física mental, uma indiferença à dor e ao cansaço. Contudo, é droga diabólica, uma só pedra de crack tem poder de prazer físico e psíquico muito rapidamente, e na mesma rapidez surgem os sintomas da síndrome de abstinência – novamente a necessidade de inalar a fumaça de outra pedra – caso o usuário não consiga vem o desgaste físico, a prostração e depressão profunda.

Assim vive o usuário de crack no seu inferno durante 24 h por dia, durante todos os dias da semana, do mês, do ano, da vida... da pouca vida porque, provocando lesões irreversíveis no cérebro e coração, o usuário é candidato à morte prematura. Morte que buscam com as mãos. E as famílias? Não seria suplício demais para todos? Não existe um meio de ajudar estas pessoas? Ninguém está afastado da possibilidade de ter usuário na família, de vir a ser um usuário deste inferno em vida!

Não queira experimentar o crack nem por brincadeira!

O crack é uma droga tão forte que as pessoas passam sentir desejo sem controle, usam uma vez e logo em seguida querem mais e mais para manterem o organismo num ritmo acelerado. É o vício se instalando no organismo do indivíduo. Efeito rápido... sofrimento crescente do usuário e família.

Em todas as cidades do Brasil existe uma Cracolândia?

Muitas são afastadas do centro da cidade e até de locais onde existe população – o grande drama do século – Drogas! Drogas dizimando famílias, drogas levando nossos jovens! Em geral eles ficam mais afastados pois preferem a solidão para o uso a droga, total, ampla liberdade. No entanto, existem cidades em que a droga corre solta, a céu aberto e escancarado aos olhos de todos. Só não vê quem não quer ver para não ter que tomar providências. O policiamento precisa ser mais intenso e duro para coibir esse verme que assola a sociedade, que acaba com a instituição família. Pessoas andam medrosas por conta de usuários da droga se tornarem agressivos, muitos querem ajudar divulgando pontos, nomes de traficantes, porém, falta coragem – vingança vem hoje num jato. Contudo, observe mais sua cidade, principalmente você que tem tudo nas mãos para uma ação em defesa, uma ajuda àquelas pessoas que perdidas entram neste mundo de abandono. Há a presença de crianças correndo o risco de serem aliciadas. Mulheres que precisam transitar pelo local onde alguns usuários e traficantes se instalam. Pois, que nem usuários e nem traficantes estão escolhendo nem hora nem local – toda hora é hora de vender a droga, de fazer novos usuários. Por conseguinte, se existe a falta do dinheiro para comprar a droga o usuário assalta, rouba, mata, porque, ele passa não ser dono de si mesmo.

Há a necessidade de rondas policiais, policiamento mais intensivas em certos locais a fim de coibir o uso, o tráfico e o aliciamento.

Em todas as cidades comerciantes pedem proteção aos seus comércios, respeito ao cidadão que paga regiamente seu imposto – não querem conviver com uma Cracolândia dia e noite nas imediações de seu comércio e residência – afinal não é fácil ter como vizinhos a cidade do Crack, ou de qualquer outra droga!

Depois, vem a questão humanitária, não seria necessário tirar estes usuários e levá-los para um tratamento? Fazer alguma coisa que seja em benefício do outro? É ato de amor! É solidariedade! Onde andam as Instituições de Combate às Drogas?

Se as famílias não conseguem solução para o problema, não seria o caso dos senhores governantes tomarem as providências cabíveis? Porque, infelizmente é fácil um jovem se deixar levar por este mar de lama, uma pessoa que passa por alguma peripécia em sua vida pode tentar esquecer se dopando com droga. Todos sabemos, superar um vício não é fácil e requer, além de ajuda profissional, muita força de vontade por parte da pessoa em questão, e apoio da família – muitos nem família teem, vivem largados neste mundo de meu Deus.

Aproxima-se o Natal, não seria momento de mostrar Amor ao Irmão? Respeito a todo Cidadão?




Marta Peres

Marcadores:

Homossexualidade




Homossexualidade


Homossexualidade seria estado mental?

Não acredito que seja doença ou desvio de comportamento, também não creio que seja perversão. Já ouvi muitas pessoas afirmando que sim e tentando provar pelo método científico que homossexualidade é sim doença, trauma, desvio de comportamento, perversão, até mesmo admitem ter a pessoa uma pré-destinação, um carma. Muitos dizem que é praga de vidas passadas.

No entanto, desde 1973 já não se usa o termo homossexualismo e sim homossexualidade!

Acredito ser a homossexualidade estado psíquico.

A pessoa não escolhe ser heterossexual ou homossexual, ninguém é homossexual por querer ser, por opção - apenas, não existe como mudar por mais que doa ou deseje. Já pensou por este lado? Já pensou o drama que a pessoa pode viver sendo oprimido, reprimido, discriminado sofrendo tratamento desigual? Antes de discriminar é preciso pensar, analisar não uma vez mas muitas, tentar entender, se colocar no lugar.

A maioria das pessoas só pensam em julgar, rotular, isto, parte em primeira mão do seu núcelo central, “família”. Imagine, poderia até ser pela própria fabricação da pessoa, ou não? Não existem tantos problemas congênitos dentro da medicina? Não seria igual a um problema de visão? Você iria desistir, descartar seu filho se ele houvesse nascido com alguma deficiência psicológica? Não seria o seu filho? Então, ame seus filhos sejam eles o que forem, quem forem, amem sem fazer distinção, sem sentirem vergonha.

O que é de uma pessoa, não vai para a porta do vizinho! Se descobriu seu filho optando por um namorado e não uma namorada, aceita, ame, porque ele nunca vai conseguir viver segundo seus princípios, ou você pensa que determina? Um homossexual tem impulso sexual por um parceiro do mesmo modo que o heterossexual tem impulso pelo sexo oposto.

Quando ouço dizerem de modo torpe, fulano é gay – chega doer a alma. Fulano escolheu ser gay? Ele não seria apenas orientado pela própria existência ser o que é? Daquele jeito, vivendo do modo torto como muitos pensam, eles não seriam felizes quando aceitos? Acordem, não é a felicidade o que importa? Porque ser desagradável? Porque tanta discriminação se é a própria orientação sexual do tal fulano? Por que ser pejorativo? Contudo, existem pessoas que não admitem nem mesmo amizade com homossexuais – é questão de cultura, até, porque, desde que o mundo é mundo existe o homoerotismo, apenas a sociedade é doente.

Todos que tiveram oportunidade de estudar história devem saber, na antiguidade a beleza masculina era valorizada entre os homens, e eles acabavam seduzidos uns pelos outros, se entregavam às paixões homoeróticas de corpo e alma. A admiração que um homem sentia por outro, quanto ao fator beleza física e inteligência, na Grécia antiga, fazia com que um se aproximasse do outro com olhar de cobiça. E isto era peculiar na cultura deste povo que tratavam as mulheres como seres inferiores, elas só serviam para reprodução – pensavam que as mulheres não tinham inteligência. E muitos mantinham relação com ambos os sexos só se aproximando das mulheres quando pensavam ter filhos. Inclusive, em algumas Ilhas do Pacífico os primogênitos da família eram educados nos moldes femininos, vestimentas, posição social, funções, orientação homoerótica, e achavam natural e lógico o casamento com outro homem.

Até mesmo as mulheres daquela época – a documentação existente é escassa mas se admitiam no passado relações lésbicas.

Como se pode notar, a homossexualidade não é privilégio do nosso tempo, já vem desde o início da criação. Assim foi em Esparta, Roma, Alexandria, Atenas, desde o mundo antigo até hoje no mundo moderno. E você ainda não se acostumou? Você ainda estranha? Passaram-se os tempos, tanta evolução e o estigma permanece – talvez, por conta da Igreja que impôs restrições aos homossexuais de toda forma possível - a palavra pecado inda está no coração e cabeça das pessoas que não conseguem se desvincilhar do estigma, então, perdura até os dias de hoje.

Não existem fatos ainda, existem conjecturas.

A orientação sexual não se estabeleceria em uma idade muito precoce? Você ainda prefere pensar que a orientação sexual é mera escolha? O indivíduo que se descobre sentido desejos carnais por outro do mesmo sexo, que se descobre homossexual, não passaria por uma confusão mental? Não sentiriam eles uma dor profunda? No meu ponto de vista, ninguém iria se expor, mesmo sendo livres demais a ponto de correrem risco de rejeição pelas famílias e sociedade – isto, por conta dos inúmeros suicídios de jovens que se descobrem homossexuais de homens maduros que não suportam o peso de sua cruz.

Procure analisar o porque de tantos suicídios e certamente irá entender melhor o drama. Pensando bem, quantos homossexuais buscam no casamento uma máscara para esconder sua própria vergonha. Vivem fazendo alguém infeliz numa vida infeliz, sentindo na alma um vazio que só eles mesmos podem avaliar, com o agravante, sem nenhuma realização pessoal. Alguns buscam uma vida dupla, quando são descobertos se matam ou somem no mundo para não passarem pela vergonha. Não há motivo para tanto sarcasmo ao falarem sobre o assunto, sobre alguém ser homossexual ou heterosexual. A tendência de ser homo ou hetero, é apenas tendência que cada um trouxe do berço. Somos todos filhos do mesmo Pai! Procure pensar nisto antes de atirar pedras.

Portanto, para mim, homossexualidade não é tema fácil de abordar e precisa ser abordado, definindo corretamente os termos. Não me refiro à simples tendência homossexual, mas à prática da união carnal entre pessoas do mesmo sexo. Chamo de homossexual a quem pratica os atos de homossexualidade por vontade própria e nunca se arrepende dos próprios atos. Porque tem coragem de aceitar-se como realmente é.

Parabéns às pessoas que resistem heroicamente às suas tendências! 



Marta Peres

Marcadores:

Deusa do Tempo



Deusa do tempo

Sou deusa que caminha no tempo
fragmentando luzes das tempestades
refugiando-me nas incertezas
vestindo a paz do teu silêncio

Enigmática, sigo meu caminho
de mãos dadas à vida
tecendo escolhas,

percorrendo lembranças
em cada folha e mistérios
flores e cores que colhi

No ar deixo pegadas,
ousados perfumes,
e das estradas em mim
ficaram palavras
de cada poema que vivi

Conceição Bentes
 
 
 
 
 


 
 Um Deus alado

Os deuses o trouxeram a mim
nas asas do horizonte
vestido de paixão
com promessas divinas,
desatando os laços
que nos prende à razão

Trilhas o tempo em carruagem de luz
orquestrando a sinfonia
que emana do universo

E nosso encontro acontece
no tempo que me vejo
sob os raios derradeiros
das tardes sonolentas
substituídas pela noite calma
do teu amor.

Conceição Bentes
 
 
 
 


Marcadores:

Natal!




Natal.
 

Queria dizer para você..
Que muito amor tenho para te dar,
Tenho braços fortes para te abraçar,
Quero te dar todo o carinho do mundo,
Quero poder te amar, sem troca nem pedido,

Em um segundo posso te dar o mundo...
Em afeto e amor,fazendo teu coração transbordar,
Só quero fazer um Natal diferente,
Onde tenha uma farta alegria,
Nada vai preencher,mais do que meu carinho seu dia,
Não precisamos de presente, nem de árvore,
Nem festão nem lâmpadas pisca-pisca,
Só de um coração bem grande para preencher,
De toda a necessidade de carência,
Há podemos seguir as estrelas nessa noite,
Quem sabe não possa te dar uma de presente,
Uma estrela que seja nossa guia,
Nessa noite de alegria.
Feliz Natal.
 
Neuza Rodrigues Ferreira


Marcadores:

CANTIGA DE NATAL








CANTIGA DE NATAL
Oswaldo Antônio Begiato

Quando o natal vem chegando

meus vácuos, prole da infância,
se enchem de Avenida Paulista,
de formas e lâmpadas surreais,

de presépios sobre-humanos,
de presentes multiangulares,
de Boas Festas de Assis Valente…

Todo ano, no mês de dezembro,
com as preces cheias de vitrines
e de dúvidas sobre um céu ouvidor,
desperta em mim a criança viva
que nunca fui. Que nunca vi.

Marcadores: